CATEQUESE



A ORAÇÃO

 
A ORAÇÃO é a mais importante ocupação da vida humana, envolvendo as potências da alma: a memória, o entendimento e a vontade.

A oração é um encontro de amor entre Deus, personagem principal, e o homem. A oração cristã é a oração do Cristo, orando em nós pelo Espírito Santo ao Pai. O cristão não reza só, reza em comunhão com os demais cristãos.

"Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, a obterão de meu Pai que está nos céus" (Mt 18,19).

Sem Deus não há amor. Oração e amor se complementam. A meta de nosa vida é a intimidade com Deus pela oração. Evangelizemos a nossa oração que, às vezes, é mais pagã do que cristã.

Ao longo dos tempos, muitas palavras usadas pelos homens ao se dirigirem a Deus foram "consagradas" e passaram a fazer parte de uma "linguagem comum" com que todos os homens se dirigem ao Senhor. Isso quer dizer que, quando rezamos estas orações, não estamos repetindo fórmulas decoradas, mas fazendo nossas as palavras inspiradas de tantas pessoas ungidas por Deus. Entre essas orações estão:

» PAI NOSSO
Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.


» AVE MARIA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.


» ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave-maria se junta profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.
São Domingos, apostolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leva à vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém.


» CREDO
Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Varia, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.


» LEMBRAI-VOS
Lembrai-vos ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que, tendo recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência, reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, ó Virgem das virgens, como a minha mãe eu recorro e de vós me valho e gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro aos vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos ouvir as propícias, e alcançar o que vos rogo. Assim seja.


» VINDE, ESPÍRITO SANTO
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


» SALVE RAINHA
Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


» GLÓRIA AO PAI
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


» MAGNIFICAT
Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder de seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.


» SANTO ANJO
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.


» CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
Ó minha Senhora, ó minha Mãe!
Eu me ofereço todo a vós e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.


» ORAÇÃO DE SÃO BENTO
Cruz Sagrada seja minha luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs. É mal o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno.


» Ó, MEU JESUS
Ó, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.


» ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
Senhor! Fazei de mim um instrumento de Vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erros, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado; e é morrendo que se vive para a vida eterna.


» ROSÁRIO
O rosário é uma forma de oração muito antiga que foi se desenvolvendo no decorrer de vários séculos. Chamamos de Terço a cada uma das três partes do rosário. Como o conhecemos hoje, tem a sua origem na Idade Média. Nessa época os vassalos costumavam oferecer aos seus soberanos coroas de flores, em sinal de submissão e fidelidade. Os cristãos adotaram este uso em honra de Maria, oferecendo-lhe a tríplice "coroa de rosas", daí o nome rosário, lembrando suas alegrias (mistérios gozosos), suas dores (mistérios dolorosos) e suas glórias (mistérios gloriosos) como participante do mistério da vida de seu Filho Jesus.

A reza do Terço, portanto, nos ajuda a meditar sobre os principais mistérios da vida de Jesus e de Maria. É uma oração simples que fortifica nossa fé, alimenta nossa esperança e nos impulsiona a amar como Jesus. É uma oração fácil de ser rezada em qualquer tempo e lugar, permanecendo assim uma oração sempre nova e atual.

O Terço rezado e meditado em família, em grupo ou comunidade, faz crescer o amor e a fraternidade entre nós, ajuda-nos a superar os sofrimentos e as dificuldades do nosso dia-a-dia, infundindo-nos alegria e paz.

Ao comemorar 24 anos de Pontificado, em 16 de outubro de 2002, o Papa João Paulo II acrescentou ao Rosário os mistérios luminosos, que contemplam momentos relevantes da vida pública de Jesus.
No Rosário meditam-se todos os mistérios: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos, da seguinte forma:
                    Mistérios gozosos: às segundas e sábados;
                    Mistérios luminosos:às quintas-feiras;
                    Mistérios dolorosos: às terças e sextas-feiras;
                    Mistérios gloriosos: às quartas-feiras e domingos.

Como rezar
No início da oração do Rosário, faz-se uma intenção e um pedido.
Faz-se o sinal da cruz: Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
    
Rezam-se:
          O Credo
          1 Pai-nosso
          3 Ave-Marias
          1 Glória ao Pai
Contemplam-se os mistérios, rezando sempre:
          1 Pai-nosso
          10 Ave-Marias
          1 Glória ao Pai
          Ó meu Jesus
Ao final da contemplação dos mistérios, reza-se a oração Salve Rainha.
Mistérios Gozosos

No primeiro mistério gozoso contemplamos o anúncio do anjo Gabriel a Nossa Senhora de que ela dará à luz um filho, e o chamará Jesus.

No segundo mistério gozoso contemplamos a visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel, que também espera um filho.

No terceiro mistério gozoso contemplamos o nascimento de Jesus, na gruta de Belém.

No quarto mistério gozoso contemplamos a apresentação de Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora.

No quinto mistério gozoso contemplamos a perda e o encontro de Jesus no Templo entre os doutores.

Mistérios Luminosos

No primeiro mistério luminoso meditamos o Batismo de Jesus no Rio Jordão.

No segundo mistério luminoso meditamos a auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

No terceiro mistério luminoso meditamos a Proclamação do Reino de Deus.

No quarto mistério luminoso meditamos a Transfiguração de Jesus Cristo.

No quinto mistério luminoso meditamos a Instituição da Eucaristia.

Mistérios Dolorosos

No primeiro mistério doloroso contemplamos a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.

No segundo mistério doloroso contemplamos a flagelação de Jesus.

No terceiro mistério doloroso contemplamos Jesus coroado de espinhos.

No quarto mistério doloroso contemplamos Jesus carregando a cruz até o Monte Calvário.

No quinto mistério doloroso contemplamos a crucifixão e morte de Jesus na cruz.

Mistérios Gloriosos

No primeiro mistério glorioso contemplamos a ressurreição gloriosa de Jesus.

No segundo mistério glorioso contemplamos a ascensão de Jesus ao céu.

No terceiro mistério glorioso contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, reunidos no Cenáculo.

No quarto mistério glorioso contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao céu.

No quinto mistério glorioso contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha e intercessora nossa junto ao seu Filho, Jesus.



A BÍBLIA

A BÍBLIA, também chamada Sagrada Escritura ou livros sagrados, é a Palavra de Deus para nós: Mateus 4,4. Surgiu da vida do povo judeu, povo eleito por Deus para revelar o seu amor e a sua presença. Foi escrita por pessoas, por inspiração de Deus. Os primeiros escritos bíblicos datam de 1.250 a.C. e o ponto final foi dado no ano 100 d.C..


QUEM É O AUTOR DA BÍBLIA?

É o próprio Deus que escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades para escreverem aquilo que era de Sua vontade.


QUANTOS LIVROS COMPÕEM A BÍBLIA?
A Bíblia é composta de 73 livros e está dividida em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento.
     O Antigo Testamento (AT) reúne 46 livros que contém principalmente a história pessoal do povo de Israel e sua relação com Deus. Prepara para o Novo Testamento.
     O Novo Testamento (NT) trata do acontecimento mais importante da Bíblia e da História da Humanidade: Deus entre nós na pessoa de Jesus de Nazaré. São 27 livros redigidos alguns anos após a ressurreição.



ONDE FOI ESCRITA A BÍBLIA?

A maior parte do Antigo Testamento e do Novo Testamento foi escrita na Palestina, terra onde o povo vivia e por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja.
     Algumas partes do Antigo Testamento foram escritas na Babilônia, onde o povo esteve em cativeiro no século VI a.C. Outras partes do Antigo Testamento foram escritas no Egito, para onde muita gente havia emigrado depois do cativeiro.
     O Novo Testamento tem partes que foram escritas na Síria, Grécia, Ásia Menor, Itália, onde havia muitas comunidades fundadas ou visitadas pelo apóstolo Paulo.


EM QUE LÍNGUA FOI ESCRITA A BÍBLIA?

Hebraico - a maior parte do Antigo Testamento (língua falada na Palestina antes do cativeiro)
Aramaico - uma parte bem pequena do Antigo Testamento.
Grego - Livro da Sabedoria e todo o Novo Testamento.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE A BÍBLIA CATÓLICA E A PROTESTANTE?

A Bíblia protestante tem no Antigo Testamento sete livros a menos que a Bíblia Católica. São eles: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e 1 e 2 Macabeus.


ENTENDENDO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO

Para encontrar as passagens bíblicas com mais facilidade, os livros da Bíblia foram divididos em capítulos e versículos. As citações bíblicas são apresentadas assim:
Nome do livro seguido do capítulo e do versículo. Ex: Jo 1, 16.
     Os sinais de pontuação usados na Bíblia são:


A vírgula (,)
Separa o capítulo do versículo. Ex.: Mt 5, 23
O ponto (.)
Indica um salto entre os versículos. Ex.: Rm 8,1.5.20 (carta aos Romanos, capítulo 8, versículos 1, 5 e 20.
O hífen (-)
Indica continuidade. Ex.: Tg 1, 5-10 (livro de Tiago, capítulo 1, versículos de 5 a 10)
O ponto e vírgula (;)
Separa citações dentro do mesmo livro ou de um livro para outro. Ex.:
Ap 2,4;3,1
(livro do Apocalipse, capítulo 2, versículo 4 e capítulo 3, versículo 1)
Jo 1,5;Gn 3,5 (Evangelho segundo São João, capítulo 1, versículo 5 e livro do Gênesis, capítulo 3, versículo 5).
Um esse (s)
Indica o versículo imediatamente seguinte ao número que o precede. Ex.: Ef 1,3s (carta aos Efésios, capítulo 1, versículos 3 e 4)
Dois esses (ss)
Indicam os dois versículos imediatamente seguintes. Ex.: Col 4,4ss (carta aos Colossenses, capítulo 4, versículos 4, 5 e 6.
Sem pontuação
Indica que o capítulo todo deve ser lido. Ex.: Mt 5 (Evangelho segundo Mateus, capítulo 5)
Bíblia: Palavra de ontem, Palavra de hoje, Palavra de sempre.
Fonte:
     Resumo de Palestra sobre a Bíblia feita por Zuleida;
     Livro Boa Semente.

MANDAMENTOS

OS DEZ MANDAMENTOS são normas para conduta humana. São prescrições morais resumidos em dez itens. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser coisa que aprisiona. Na medida em que você tem um indicador para seguir, você evita cometer erros que o afastam do plano de Deus. O que Deus manda, torna-o possível pela Sua graça. Eis os mandamentos de Deus:
Os dez mandamentos descrevem as exigências do amor de Deus e do próximo: Os três primeiros se referem aos deveres do homem para com Deus, e pode ser resumido em "Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo o entendimento" (Mt 22,37). Os outros sete mandamentos se referem ao amor ao próximo. E foi resumido assim: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,31).

Entendendo os Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos não visam somente o melhoramento do comportamento individual, mas querem atingir a situação do povo, para ser um povo livre e fraterno. Os Dez Mandamentos são a Constituição do Povo de Deus, em vista de uma sociedade justa e igualitária.
     Cada mandamento quer combater uma das causas que fazia o povo sofrer na opressão do Egito, e quer mostrar o que o povo deve fazer para manter-se verdadeiramente livre. Para entender todo o sentido dos Dez Mandamentos é fundamental ver como Jesus observou e explicou a Lei. Jesus não veio tirar ou modificar os mandamentos, mas dar-lhe sentido pleno. Prometeu também: " Quem praticar os mandamentos e os ensinar, será considerado grande no Reino do Céu" (Mt 5, 17-20).

O PRIMEIRO MANDAMENTO
Amar a Deus sobre todas as coisas
(Ex 20,2-5)
Este mandamento se encontra na Bíblia assim: "Não terás outros deuses além de mim! Não farás para ti imagem, com semelhança alguma... não te inclinarás diante desses deuses e não os servirás..." (Ex 20,3-6). No Egito, na "casa da escravidão", a religião dos deuses era usada para reforçar o sistema e o poder do faraó. Ele fazia grandes estátuas e templos para impressionar o povo e mandava que o povo dobrasse os joelhos diante dele próprio, como se fosse um deus.
     Este mandamento, portanto, quer combater essa situação, convidando o homem a crer em Deus, a esperar Nele e a amá-lo acima de tudo.

O SEGUNDO MANDAMENTO
Não pronunciar seu Santo Nome em vão
(Ex 20,7)
Este mandamento prescreve respeitar o nome do Senhor. O nome do Senhor é SANTO. Com isto, é proibido o uso impróprio do Nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos de maneira injuriosa.
     O juramento falso invoca Deus como testemunha de uma mentira. O perjúrio é uma falta grave contra o Senhor, sempre fiel a suas promessas.

O TERCEIRO MANDAMENTO
Guardar os domingos e festas de guarda
(Ex 20,8-11)
"Guardarás o dia de sábado para santificá-lo" (Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto em honra do Senhor" (Ex 31,15).
     O sábado, que representava o término da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a Ressurreição de Cristo. A Igreja celebra o dia da Ressurreição de Cristo no oitavo dia, que é corretamente chamado dia do Senhor, ou domingo.
     No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa, evitando as atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.
     A instituição do domingo contribui para que todos tenham tempo de repouso e de lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa. Todo cristão deve evitar de impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o dia do Senhor.

O QUARTO MANDAMENTO
Honrar pai e mãe
(Ex 20,12)
"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isso é justo. Este é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra" (Ef 6,1-3).
     De acordo com este mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade. Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, justa obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.
     Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Têm o dever de prover em toda a medida do possível as necessidades físicas e espirituais de seus filhos. Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos, ensinando que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus.

O QUINTO MANDAMENTO
Não matar
(Ex 20,13)
A vida humana é sagrada porque desde a sua origem ela encerra a ação criadora de Deus, e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deus é o dono da vida, do começo ao fim; ninguém em nenhuma circunstância pode reivindicar para si o direito de destruir diretamente um ser humano inocente.
      "Deus tem em seu poder a alma de todo ser vivo e o espírito de todo homem carnal" (Jó 12,10).
     Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada porque a pessoa humana foi querida por si mesma à imagem e à semelhança do Deus vivo e santo.

Aborto
Desde a concepção a criança tem o direito à vida. O aborto direto, isto é, o que se quer como um fim ou como um meio, é uma "prática infame" gravemente contrária à lei moral. A Igreja sanciona com pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana.
     Visto que deve ser tratado como uma pessoa desde a sua concepção, o embrião deve ser defendido em sua integridade, cuidado e curado como qualquer outro ser humano.
Eutanásia
A eutanásia voluntária, sejam quais forem as formas e os motivos, constitui um assassinato. É gravemente contrária à dignidade da pessoa humana e ao respeito do Deus vivo, seu Criador.
Suicídio
Somos os administradores e não os proprietários da vida que Deus nos confiou. Não podemos dispor dela. O suicídio é gravemente contrário ao justo amor de si mesmo, ao próximo, porque rompe injustamente os vínculos com as sociedades familiar e humana. O suicídio é contrário ao amor do Deus vivo.

O SEXTO MANDAMENTO
Não pecar contra a castidade
(Ex 20,14)
Ao criar o homem e a mulher, Deus dá a dignidade pessoal de uma maneira igual a um e outro. Cada um, homem e mulher, deve chegar a reconhecer e aceitar sua identidade sexual.
Cristo é o modelo da castidade. Todo batizado é chamado a levar uma vida casta, cada um segundo seu estado de vida próprio.
     A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal. Entre os pecados gravemente contrários à castidade é preciso citar a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais.
     A aliança que os esposos contraíram livremente implica um amor fiel. Impõem-lhes a obrigação de guardar seu casamento indissolúvel. A fecundidade é um bem, um dom, a finalidade do casamento. Dando a vida, os esposos participam da paternidade de Deus.
     A regulação da natalidade representa um dos aspectos da paternidade e da maternidade responsáveis. A legitimidade das intenções dos esposos não justifica o recurso a meios moralmente inadmissíveis (por exemplo, a esterilização direta ou a contracepção).
     O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livre são ofensas graves à dignidade do casamento.

O SÉTIMO MANDAMENTO
Não furtar
(Ex 20,15)
Este mandamento prescreve a prática da justiça e da caridade na administração dos bens terrenos e dos frutos do trabalho dos homens.
     O roubo é a usurpação de um bem de outrem contra a vontade razoável do proprietário. Toda forma de apropriação e uso injusto dos bens de outrem é contrária a este mandamento. A injustiça cometida exige reparação. A justiça comutativa exige a restituição do bem roubado.

O OITAVO MANDAMENTO
Não levantar falso testemunho
(Ex 20,16)
Este mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Essa proibição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunha de seu Deus, que é e quer a verdade.
     A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar o próximo, que tem direito à verdade. Toda falta cometida contra a verdade exige reparações.

O NONO MANDAMENTO
Não desejar a mulher do próximo
(Ex 20,17)
"Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,28).
     Este mandamento adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal.
     A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus. A purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar.

O DÉCIMO MANDAMENTO
Não cobiçar as coisas alheias
(Ex 20,17)
Este mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder.
     A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar. É um vício capital.
     O batizado combate a inveja pela benevolência, a humildade e o abandono nas mãos da Providência Divina. Os fiéis de Cristo "crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências" (Gl 5,24); são conduzidos pelo Espírito e seguem seus desejos. O desapego das riquezas é necessário para entrar no reino dos Céus. "Bem-aventurados os pobres de coração".
     Eis o verdadeiro desejo do homem: "Quero ver a Deus". A sede de Deus é saciada pela água da Vida Eterna.


.