sábado, 26 de março de 2016

Sexta-feira da Paixão do Senhor

“Vinde a mim, aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis o repouso que procurais!”(cf. Mt 11,28-30)
  
 
Hoje é o único dia do ano litúrgico em que não se celebra a Santa Missa. Nós celebramos hoje a chamada Ação Litúrgica com a leitura solene da paixão segundo São João, rezando-se em seguida as orações solenes, prosseguindo com a Adoração da Cruz e, por fim, a Comunhão geral.

Portanto, durante do Tríduo Sagrado, a liturgia segue os passos do Senhor Jesus mais cerradamente ainda do que no tempo da Quaresma. O Tríduo Santo é um grande drama, uma grande encenação do sofrimento do Senhor. Por isso, tendo representado a Instituição da Ceia na tarde da quinta-feira, a liturgia não voltará a celebrar a Eucaristia até a noite pascal – assim como Jesus não voltou a celebrá-la até que a celebrasse no Reino de Deus. Assim, neste dia celebra-se uma evocação de sua morte, que não deixa de estar em íntima união com a missa de Quinta-feira Santa, já que o pão consagrado ontem é consumido hoje.

A celebração de hoje é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz e a terceira é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor. Memorial não é apenas relembrar ou fazer memória dos fatos, é realmente celebrar agora, buscando fazer presente, atual, tudo aquilo que Deus realizou em outros tempos. Mergulhamos no tempo para nos encontrarmos com a graça de Deus no momento que operou a salvação e, ao retornarmos deste mergulho, a trazemos em nós. Os cristãos peregrinos dos primeiros séculos a Jerusalém nos descrevem, através de seus diários que, em um certo momento desta celebração, a relíquia da Santa Cruz era exposta para adoração diante do Santo Sepulcro. Os cristãos, um a um, passavam diante dela reverenciando e beijando-a. Este momento é chamado de Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue.

 
 
 

sexta-feira, 25 de março de 2016

Missa do Lava pés é celebrada na igreja matriz em Aroeiras -PB.


Fieis católicos participaram, na noite desta quinta-feira (24),da celebração da Ceia do Senhor,fazendo memória da última refeição que Jesus realizou com os discípulos. Iniciamos o Tríduo Pascoal,que tem como centro o grande mistério da nossa redenção: a paixão,morte ressurreição de Jesus.Cristo institui a eucaristia para ser nosso constante alimento na caminha da cristã.  

Nesta noite renovamos nosso propósito de refletir sobre o mandamento do amor. O mistério eucarístico somente poderá ser entendido na dinâmica do serviço. Não pode ser consagrado o Pão onde não há um desejo sincero do seguimento de Cristo, ou seja, do serviço a Cristo na pessoa do próximo, daquele que está à margem da sociedade, do sofrimento, de servir aos irmãos que peregrinam conosco para a Jerusalém Celeste. Devemos comungar com o Senhor, mas devemos comungar para a vida cotidiana, pavimentando assim a vida eterna.

O ponto alto da missa acontece após a proclamação do Evangelho, quando os pés de doze pessoas da comunidade são lavados. Após esse momento, a missa prossegue.

Assim como na passagem bíblica, os fieis são convidados a rezarem com Jesus até a manhã desta sexta-feira, quando sai, pelas ruas da capital, a famosa Via-Sacra, na qual se recordam os últimos passos da vida terrestre de Jesus Cristo.
 
 
   
  
   
 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Procissão do Encontro.


Na noite desta Quarta-feira Santa, fiéis participaram da Procissão do Encontro, onde o Senhor bom Jesus dos Passos, encontra-se com Nossa Senhora dos Dores.
A procissão dos homens seguindo Jesus (representado por Pedro) saiu da capela da igreja antiga, já a a procissão das mulheres seguindo Nossa Senhora ( representada por Ellen), saiu da casa de Andria.
Um grande número de fiéis acompanharam o cortejo até chegar em frente a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário,onde aconteceu o grande encontro, um momento emocionante para todos os presentes, logo após, todos dirigiram-se a Igreja Matriz , onde o Padre Antônio Araújo presidiu a celebração e a bênção final.  

 
 
 
 
 
 
 

domingo, 20 de março de 2016

Celebração do Domingo de Ramos em Aroeiras.

No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.

No início da celebração, antes da procissão, é proclamado o evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, rompendo os esquemas de poder, montado num humilde jumentinho. A cavalgadura não é dos poderosos, mas a dos pobres e despojados. E recebe o reconhecimento da multidão: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!”

A entrada do Salvador em Jerusalém é anúncio e figura da ressurreição. Mas vai além disso: é o anúncio da vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos para fazer entrar na Nova Jerusalém (o céu) todos que o seguiram com fidelidade.
    
A liturgia de Ramos resume e prepara a grande celebração da morte e ressurreição do Senhor. De um lado aclamamos Jesus, rei humilde, servidor do povo, glorificado pelo Pai e constituído Senhor do universo. Depois, na Liturgia da Palavra, é proclamado o evangelho da paixão e morte de Jesus, colocando os fiéis diante da realidade da cruz, sinal máximo do amor de Deus pelos homens.
            

.