sábado, 21 de fevereiro de 2015

Em Queimadas,padre e leigos reúnem-se para formação da Campanha da Fraternidade 2015

Aconteceu hoje, dia 21 de fevereiro, na paróquia de Nossa Senhora da Guia em Queimadas-PB a formação para Campanha da Fraternidade 2015. A campanha tem com tema: Fraternidade: Igreja e sociedade e o lema: "Eu vim para servir".
A formação foi ministrada pela Assistente Social, a especialista Edneide Nobrega do Rego e contou com a participação de padre e leigos da Diocese de Campina Grande.

                         
 
 
 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Campanha da Fraternidade 2015.

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (18) a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.

A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento da campanha – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. "Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina", disse. "Sermos pessoas de fermento na massa. Esse é o desejo da campanha."

Objetivo geral da CF - 2015 CNBB

01 - Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

Objetivos específicos da CF - 2015 CNBB

01 - Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

02 - Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.

03 - Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

04 - Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

05 - Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

06 - Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.




Hino da Campanha da Fraternidade 2015

Campanha da Fraternidade
Em meio às angústias, vitórias e lidas,
No palco do mundo, onde a história se faz (cf. Gs 2),
Sonhei uma igreja a serviço da vida
Eu fiz do meu povo os atores da paz!

Quero uma igreja solidária,
Servidora e missionária,
Que anuncia e saiba ouvir.
A lutar por dignidade,
Por justiça e igualdade,
Pois "eu vim para servir" (mc 10,45).

Os grandes oprimem, exploram o povo,
Mas entre vocês bem diverso há de ser.
Quem quer ser o grande se faça de servo:
Deus ama o pequeno e despreza o poder/ (cf. Mc 10,42-45)
Preciso de gente que cure feridas,
Que saiba escutar, acolher, visitar.
Eu quero uma igreja em constante saída (eg, 20),
De portas abertas, sem medo de amar!

O meu mandamento é antigo e tão novo:
Amar e servir como faço a vocês.
Sou mestre que escuta e cuida seu povo,
Um Deus que se inclina e que lava seus pés (cf. Jo 13)

As chagas do ódio e da intolerância
Se curam com o óleo do amor-compaixão (cf. Lc 10,29ss).
Na luz do evangelho, acende a esperança.
Vem! Calça as sandálias, assume a missão!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

.