quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O tempo do Advento


O tempo do Advento, quatro semanas que antecedem o Natal, é oportunidade para um mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de esperança, preparação alegre para a vinda do Senhor, meio precioso de recordar o mistério da salvação e reavivar os valores cristãos. Começa às vésperas do domingo mais próximo do dia 30 de novembro.

Tempo de esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, na vida eterna; esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida. É tempo propício à conversão, a "preparar o caminho do Senhor", vencendo o pecado, por meio de uma disposição maior para a Oração e mergulho na Palavra. O Advento deve ser celebrado com sobriedade e discreta alegria. Flores e instrumentos musicais sejam usados com moderação, para não antecipar a plena alegria do Natal de Jesus.

 Prepare-se para o natal do Senhor  

Nessas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.

- Relembrando sobre as quatro velas ...

As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão. No segundo domingo, a segunda vela, acesa coma primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo. A terceira vela, acessa com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela têm uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro. A última vela simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria. É a vela branca.

Tudo isso para nos lembrar o que anunciou o Profeta:

“Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor”. (Is 11,1-2)

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. 3. Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã. Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos” (Is 9,1-6).

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

CARTA CIRCULAR: posses canônicas, missões pastorais




DIOCESE DE CAMPINA GRANDE
CAMPINA GRANDE – PARAÍBA – BRASIL

CARTA CIRCULAR



Carta Circular 002/2016

Do Bispo Diocesano de Campina Grande – PB

Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap

Assunto: Comunicação  



Campina Grande – PB, 25 de novembro de 2016.

Estimados Padres e Diáconos,

Religiosos e Religiosas,

Fieis desta Diocese,

Meus irmãos e minhas irmãs.



Em face do anuncio das transferências e nomeações que fizemos no dia 09 de novembro passado, informamos as datas para Posses canônicas e inicio da missão pastoral para os referidos Padres em nossa diocese.

– Dia 04/01/2017 – 19h30min – Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição no Distrito de Galante, Concelebração Eucarística presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo Diocesano de Campina Grande e início da missão pastoral do Padre Sérgio Francisco Leite como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição;

– Dia 06/01/2017 – 19h30 – Na Igreja Matriz de São Severino Bispo na cidade de Nova Floresta, Concelebração Eucarística presidida pelo Padre Luciano Guedes da Silva, Vigário Episcopal para a cidade de Campina Grande e início da missão pastoral do Padre Rogério Epifânio Roque como Administrador Paroquial da Paróquia de São Severino Bispo;

– Dia 18/01/2017 – 19h30 – Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Esperança, Concelebração Eucarística presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo Diocesano de Campina Grande e posse canônica do Padre João Paulo Souto Victor como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho;

– Dia 25/01/2017 – 19h30 – Na Igreja Matriz de São Cristóvão, Bairro do Centenário, na cidade de Campina Grande, Concelebração Eucarística presidida pelo Padre José Assis Pereira Soares, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e posse canônica do Padre Romualdo Vieira de Lima como Pároco da Paróquia de São Cristovão;

Dia 29/01/2017 – 17h – Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Aroeiras, Concelebração Eucarística presidida pelo Padre José Assis Pereira Soares, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e início da missão pastoral do Padre José Marcondes Neves como Administrador Paroquial e do Padre Antonio Anchieta Cordeiro como Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário;

– Dia 05/02/2017 – 19h30 – Na Igreja Matriz de Santa Teresinha na cidade de Massaranduba, Concelebração Eucarística presidida pelo Padre José Assis Pereira Soares, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e posse canônica do Padre José Alexandre Moreira como Pároco da Paróquia de Santa Teresinha;

– Dia 12/02/2017 – 19h30 – Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro na cidade de Boqueirão, Concelebração Eucarística presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo Diocesano de Campina Grande e posse canônica do Padre Antônio Batista de Lima como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro.

Outras comunicações:

– Nomeação do Padre Antonio Nelson da Silva para a função de Diretor da Sociedade Missionária Escolar Nossa Senhora dos Pobres – Lar da Sagrada Face;

– Nomeação do Padre Hachid Ilo Beserra de Sousa para a função de Assistente Eclesiástico da Pastoral Carcerária na Diocese de Campina Grande;

– Nomeação do Padre Edjamir Silva Souza para a função de Assistente Eclesiástico do Apostolado da Oração na Diocese de Campina Grande.

– O Padre Antônio Araújo de Souza estará se afastando da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário com sede na cidade de Aroeiras, onde até então exercia o ofício de Administrador Paroquial para se dedicar aos estudos de Direito Canônico no Rio de Janeiro.

– A data para o inicio da missão pastoral do Padre Tobias Glêriston Diniz como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Luz com sede em Pedra Lavrada ainda não foi agendada.

– A data para a criação da Área Pastoral (Quase Paróquia) de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com sede no Bairro da Catingueira e início da missão Pastoral do seu Administrador Paroquial o Padre José Vanildo Medeiros ainda não foi agendada.

Rogamos a Bem aventurada Virgem Maria para que interceda por todas as nossas necessidades e pela nossa Diocese de Campina Grande que é padroeira.

Fraternalmente em Cristo Jesus,



Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap

Bispo Diocesano de Campina Grande – PB



Pe. Antonio Nelson da Silva

Chanceler da Cúria Diocesana

.