terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Diocese de Campina Grande: Escola de Comunicação encerra a primeira turma com saldo positivo


No último sábado, dia 10, foi encerrado o curso da primeira turma da ESCOM – Escola de Comunicação da Diocese de Campina Grande.  Com o objetivo de oferecer capacitação técnica aos agentes da Pascom, a ESCOM ofereceu, no período de 6 meses, um curso básico de formação em diversas áreas. A conclusão do curso aconteceu com um retiro espiritual conduzido pelo Bispo Diocesano e referencial para a Pascom no Regional NE2, Dom Manoel Delson.

A primeira turma contou com 26 alunos provenientes de diversas paróquias da Diocese. Os professores que atuaram na ESCOM são profissionais com graduação e/ou mestrado e vasta experiência na área em que foi convidado. Foram oferecidos módulos de fotografia, vídeo, redes sociais, texto jornalístico, rádio e oratória. Geovanne Santos, conceituado jornalista e radialista de Campina Grande, foi um dos professores desta turma inaugural. Para ele, foi uma experiência enriquecedora. “Encaro esse contato com a turma como um presente que recebi. Temos ali comunicadores dedicados a causa do bem e da luz. São pessoas que sabem o que querem comunicar e isso facilitou muito o desenvolver de nossas aulas”, relatou.

                          modulo-radio
Turma da ESCOM com o professor Geovanne Santos
Entre os alunos, agentes que buscavam qualificação para encarar a missão paroquial da Pascom. Keliane é da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Queimadas. Ela afirma que a formação na ESCOM contribuiu positivamente na atuação da pascom na paróquia. “A formação ajudou muito na missão paroquial, pois trouxe diversas formas de incluir a evangelização nesses meios. A ideia de trazer os conhecimentos da área da comunicação para a nossa missão é de grande importância tendo em vista que muitas vezes as pessoas que fazem parte da PASCOM não possuem tal formação., acredito que ajudou e ajudará ainda mais a evangelização”, afirma.

O ENCERRAMENTO

A conclusão do curso da ESCOM aconteceu com um retiro. “O que diferencia a Pascom de um serviço de comunicação qualquer é a missão evangelizadora. Nós comunicamos com uma missão: evangelizar! E não podemos fazer isso sem melhorar, todos os dias em nós, a nossa espiritualidade. Então essa formação na ESCOM só faz sentido, se primar pelo que é essencial: a oração e o encontro pessoal com Deus”, justifica Dom Manoel Delson, que foi o pregador do retiro realizado no último sábado.

Os alunos da ESCOM se reuniram no Convento São Francisco, no bairro da Conceição em Campina Grande. O “silêncio” foi o fio condutor de toda espiritualidade realizada no dia. “Precisamos silenciar para nos ouvir e ouvir a voz de Deus. Vivemos num mundo onde as informações não param, somos bombardeados. Vivemos sufocados então precisamos calar, parar, ouvir o coração e deixar Deus falar em nós”, disse o Bispo.

Após o retiro, todos participaram de um momento de confraternização, encerrando a turma 2016.1 da ESCOM.

2017

Para o próximo ano a coordenação diocesana da Pascom pretende abrir uma nova turma e com nova configuração na grade de formação. “Estamos avaliando o que fizemos este ano e vendo o que podemos oferecer em 2017. É cedo para falarmos algo, mas já sabemos que a ESCOM foi muito válida e vai permanecer, só precisamos fazer ajustes para oferecer sempre o melhor, buscando contribuir com a evangelização na nossa diocese”, afirma Padre Márcio Henrique, coordenador da Pascom.

Novos módulos devem ser incluídos na próxima turma e as inscrições devm começar no final do mês de janeiro.

FONTE: Pascom Diocesana

.