sexta-feira, 21 de março de 2014

Formação catequética com Pe.Gustavo Ferreira.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
AROEIRAS / GADO BRAVO
DIOCESE DE CAMPINA GRANDE

DIMENSÃO BIBLICO -CATEQUÉTICA

O Encontro pessoal com Jesus Cristo


Pe.Gustavo Ferreira
Ao longo de nossa vida experimentamos e vivenciamos muitos encontros e desencontros. Alguns destes encontros nos fazem sofrer, chorar, outros nos inquietam, nos deixam tensos, basta pensar, por exemplo, quando encontramos alguém “desconhecido e com características suspeitas” num caminho deserto e esquisito, ou até mesmo quando nos encontramos com um assaltante, com um alguém embriagado ou drogado, ou quem sabe com um “maluco”. Enfim, há muitos encontros negativos ao longo de nossas vidas. 
Mas, também experimentamos e felizes encontros. Muitas vezes encontramos pessoas que nos fazem bem, que trazem alegria para nossa vida. Todos nós temos na memória a lembrança de um momento marcante, de encontro especial com uma pessoa ou com um grupo de pessoas. Há encontros que marcam e transformam nossa vida! 
Nossa vida de fé e seguimento a Jesus Cristo começa a partir de um encontro pessoal com este mestre, com essa pessoa especial  que é ele, Jesus Cristo. 
“Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma pessoa , que dá um novo horizonte à vida e, com isso uma orientação decisiva”.
Mas, onde podemos encontrar Jesus? O Documento de Aparecida nos aponta os “lugares de encontro com Jesus”:
Encontramos Jesus na Sagrada Escritura, lida na igreja. A sagrada escritura, ‘palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo’... Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo”;
Encontramos Jesus Cristo, de modo admirável na Sagrada Liturgia. Ao vivê-la celebrando o mistério pascal, os discípulos de Cristo penetram mais nos mistérios do Reino e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos e missionários;
A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo. Com este sacramento Jesus nos atrai para si e nos faz entrar em seu dinamismo em relação a Deus e ao próximo... sem uma participação ativa na celebração eucarística dominical e nas festas de preceito, não existirá um discípulo missionário maduro;
O sacramento da reconciliação é o lugar onde o pecador experimenta de maneira singular o encontro com Jesus Cristo;
A oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela palavra e pela eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai ;
Também o encontramos de modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt. 25, 37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes são os pobres e os que sofrem nos evangelizam realmente!;
Na religiosidade popular e nas devoções . “entre as expressões dessa espiritualidade contam-se: as festas patronais, as novenas, os rosários e via sacras, as procisõesl, as danças e os cânticos do folclore religiosos, o carinho aos santos e aos anjos, as promessas, as orações em família.”;
Em Maria encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, e da mesma forma com os irmãos;
Também os apóstolos de Jesus e os santos marcaram a espiritualidade e o estilo de vida de nossas igrejas. Suas vidas são lugares privilegiados de encontro com Jesus Cristo;
Portanto, precisamos constantemente buscar e realizar este encontro com Jesus para nos mantermos firmes na fé e no serviço à Igreja.
“O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como o mestre que o conduz e acompanha”.
“É tarefa do catequista apresentar os meios para ser cristão e mostrar a alegria de viver o evangelho. Catequizar é comunicar. O catequista comunica mediante o testemunho, a palavra e o culto. A comunicação autenticamente evangélica supõe uma experiência de vida na fé e de fé capaz de chegar ao coração daquele a quem se catequiza”.( Catequese renovada, 147)

Bibliografia Consultada:
Bíblia de Jerusalém
Catequese Renovada
Documento de Aparecida


quinta-feira, 20 de março de 2014

Bispo Dom Delson traz palavra de fé e esperança para o povo de Gada Bravo-PB.

A cidade de Gado Bravo no  dia 18 de março de 2014  recebeu com grande alegria a visita do Bispo Diocesano Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz. As dezoito comunidades daquela localidade e comunidades das cidades vizinhas  vieram acolher com muito fervor Dom Delson, estiveram presentes  os Padres Antônio Araújo e Gustavo Ferreira, o prefeito de Gado Bravo Evandro Moraes,o prefeito de Aroeiras Mylton Marques, o vice prefeito Jailson Andrade e outras autoridades.

A celebração foi uma das mais emocionantes da Festa de São José, com a presença de centenas de fiéis que vieram festejar seu padroeiro e acolher o bispo diocesano.
Na oportunidade Dom Delson falou da alegria de ver o crescimento espiritual da comunidade de Gado Bravo e agradeceu ao prefeito Evandro Araújo, pela doação do terreno onde será construida a casa paroquial.

Após a Santa Missa os festejos continuaram em frente a igreja de São José com  o show da Banda Católica Kairós. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

A "VELATIO" DAS IMAGENS NA QUARESMA


Do ponto de vista espiritual, o costume da velatio foi interpretado como sinal da penitência à qual todos os fiéis são chamados como sinal da antecipação do luto da Igreja pela morte do seu Esposo e da humilhação de Cristo, que teve de esconder-se para escapar da ameaça de morte. (Cf.: Jo 8,59).
O motivo principal para a orientação de COBRIR AS IMAGENS NAS IGREJAS, COM VÉUS ROXOS, é para que os fiéis não "se distraiam" com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.
Assim, cobrindo-se todas as imagens dos Santos e os crucifixos, surge com maior evidência o que há de essencial nas igrejas: o altar, onde se opera e atualiza o Mistério Pascal de Cristo, por seu Sacrifício incruento.
Não é muito difícil encontrar igrejas em que as imagens dos santos, quadros e cruzes são cobertas por panos roxos. Esse é um costume bastante antigo, segundo o qual as cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa e os quadros e outras imagens até a celebração da noite de Páscoa. "Nosso povo tem um devocionismo muito grande e a Quaresma é um tempo que busca nos ligar inteiramente à conversão, através da dinâmica do tripé oração, jejum e caridade", explica padre Marcelo.
O fundamento desse costume está no luto pelos sofrimentos de Cristo, de tal forma que os fiéis possam contemplar os objetos sagrados cobertos de roxo – que simboliza penitência –, sendo que o despojamento atinge seu cume após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando são retiradas as toalhas do altar. 
Quanto às flores, elas são sinal de festa, alegria, vida, ao passo que a Quaresma enfoca-se na kenosis - um verdadeiro esvaziar-se para se encher perfeitamente de Deus. "A Sagrada Liturgia pede que a Igreja revista-se da sobriedade. A Igreja desnuda demonstra aos fiéis que eles vão entrar nesse grande retiro de preparação para a páscoa, um tempo de penitência, de ouvir mais a Cristo, demonstrar que Cristo é nossa força e, nesse percurso, a Igreja está junto com eles", explica o sacerdote.
A Igreja Católica, esta fundada por Jesus Cristo e confiada ao Apóstolo Pedro, determina que as imagens dos santos sejam "cobertas" no tempo da Quaresma, ou pelo menos a partir do 5º Domingo deste Tempo até o final da Semana Santa, para que nada distraia o cristão católico durante os cultos divinos, ou seja, nas Missas.
Tudo isto, porque devemos recordar que é apenas em Jesus Cristo que está a nossa salvação. Durante este tempo forte de preparação para a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nossos olhares devem se voltar apenas para a mesa do sacrifício pascal, ou seja, para o altar que é o local onde é operado e atualizado o Mistério da nossa Fé! O altar é o principal ponto da Missa, onde Cristo nossa Páscoa foi e é imolado a cada Celebração Eucarística, tornando-Se presente no meio de nós no Corpo e no Sangue.

domingo, 16 de março de 2014

TRÍDUO DE SÃO JOSÉ NA COMUNIDADE DE CARACOLZINHO EM AROEIRAS-PB.

Pe.Antonio Araújo
No dia 14 de fevereiro a comunidade de Caracolzinho em Aroeiras-PB iniciou o Tríduo de São José, seu padroeiro. Durante a abertura houve procissão, Missa celebrada por Pe. Antônio Araújo com a animação do Grupo Mãe do Rosário de Aroeira e show com a Banda Restauração de cidade de Queimadas.
No sábado dia (15) os fieis rezaram o terço e logo após houve uma animada quermesse organizada pela Pastoral da Crisma, Dizimistas e toda comunidade católica de Caracolzinho.

Hoje dia 16 de fevereiro será o encerramento com a Santa Missa. 
 
 
 
 
 

.