quarta-feira, 22 de outubro de 2014

TRÍDUO DE SÃO JUDAS TADEU - COMUNIDADE DO SALGADO.

Diocese de Campina Grande
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Aroeiras e Gado Bravo.
De 30 de outubro à 01 de novembro na comunidade do Salgado.

Tema : Com São Judas Tadeu,acolhemos no coração a Palavra de Deus.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Dia 30/10/2013
Abertura do Tríduo
Noite dedicada às madrinhas da bandeira
18:30 Procissão saindo da casa de Gerlane e Eraldo
19:00 Celebração Eucaristíca
Celebrante: Padre Gustavo Ferreira
Animação: ECC
Liturgia: Comunidade de Areias

Dia 31/10/2014
Noite dedicada ao apostolado da oração.
19:30 Celebração da Palavra
Animação: Apostolado da Oração e Grupo Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.
Liturgia: Apostolado da oração.

Dia 01/11/2014
Encerramento do Tríduo de São Judas Tadeu
Noite dedicada a todos os devotos,as madrinhas da bandeira,do altar e do andor e todas as comunidades.
18:30 Procissão saindo da casa de Rodrigo
19:30 Celebração Eucarística
Animação: Ministério de canto Nossa Senhora da Conceição- Torres.
Liturgia: Torres.




Padre Gustavo Ferreira: Carta de agradecimento e Preces.

Carta de Agradecimento e Prece, aos IRMÃOS e IRMÃS da PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO que compõe os Municípios de Aroeiras e Gado Bravo, bem como aos irmãos e irmãs em Cristo da Paróquia de São Pedro em Caraúbas e Comunidade de São Domingos do Cariri. 
Desde minha ordenação Presbiteral, rezar a missa para mim tem sido sempre uma grande alegria, afinal, nela, Deus se faz presente no Pão e no Vinho, onde tornam-se no seu Corpo e no seu Sangue. Ali, no altar, Deus se faz visivelmente presente do mesmo modo que se fez há mais de 2000 anos atrás, na gruta de Belém, quando quis por sua livre iniciativa participar de nossa vida, ao fazer-se gente como nós! 
Como bem enfatizei no meu lema de Ordenação presbiteral: “Somos apenas simples servos” (Lc 17, 10) recebo e acolho de forma feliz o pedido ao qual minha Igreja Diocesana, na pessoa do nosso Bispo Dom Manoel Delson me fazem para ajudar na colaboração e condução desta porção do povo de Deus, o qual, Ele mesmo me confia. 
Nestes pouco mais de dois anos que estivemos juntos, em Aroeiras e Gado Bravo, juntamente na companhia fraterna e amiga do Pe. Antônio Araújo que me acolheu desde Seminarista estagiário em Fevereiro de 2012 afirmo que comigo levarei muitas lembranças maravilhosas de sua amizade, companherismo, e acima de tudo, sensiblidade na convivência comunitária. Que momentos?! 
Na vivência com o povo durante este tempo pude aprender muitas coisas, vi o quanto as pessoas podem ser bondosas se você os tratar bem e for paciente, e foi essa generosidade que contemplei em minha ordenação diaconal e presbiteral. Os nossos encontros mensais, onde alguns Sábados e Domingos, nos reuníamos para estarmos e aprendermos juntos, reunidos em torno da mesma alegria, nascida do coração do Deus! Em Aroeiras e Gado Bravo aprendi a iniciar meu ministério sacerdotal vivi grandes experiencias de Deus com vocês, não fui perfeito: tentei nunca frustrar vocês e sempre enfatizei que o Padre, em sua missão está de passagem. Mas, mil desculpas eu peço pelo que não pude e pelo que não tive condições de fazer com e por vocês ou mesmo se alguém sentiu-se magoado por algo. Na paróquia, juntos, fizemos muitas coisas e até possa ter faltado tempo para algumas mais. Mas, de fato, tudo valeu a pena!!! Digo: ainda está valendo a pena!!! Por isso mesmo vou continuar a aprender cada vez mais na nova missão com os irmãos e irmãs, amigos e amigas na Paróquia de São Pedro em CARAÚBAS e SÃO DOMINGOS DO CARIRI. 
A transferência exige de mim minha partida. Como sabem, a transferência-partida, parte o coração. O que me consola, diante disso, são três coisas. A primeira é que vou para uma paróquia que tem pessoas tão boa como em Aroeiras e Gado Bravo, outra coisa, é que estarei indo para o meu Cariri de onde sou originário. A terceira é que, neste coração partido, levo todos vocês comigo, dentro dele. Afinal, é impossível esquecê-los e nem quero! E, como diz a Palavra de Deus, “que se cole minha língua ao céu boca se de ti Jerusalém (Aroeiras e Gado Bravo) algum dia eu me esquecer” (Sl 136).
Que o Deus que me chamou e consagrou-me para servi-Lo, através do ministério sacerdotal, derrame sobre vós suas bênçãos, vos retribua segundo a generosidade do seu próprio coração – por todo bem e alegria que vocês geraram para minha vida. Diante de minha pobreza, a minha benção sacerdotal quer ser a mão de Deus a vos proteger. Nasce esta bênção do meu coração sacerdotal, totalmente agradecido! Também me alegro pela escolha do nosso bispo diocesano e do conselho presbiteral para minha sucessão na pessoa do meu irmão em Cristo: PADRE JOSÉ MARCONDES NEVES. 
Fraternalmente em Cristo Jesus;

Pe. Gustavo Ferreira de Sousa
(Vigário Paroquial da Paróquia de Aroeiras e Gado Bravo
e Administrador paroquial nomeado da Paróquia de Caraúbas e São Domingos do Cariri).

terça-feira, 21 de outubro de 2014

CARTA CIRCULAR: Transferências e Nomeações Data: 21/10/2014



CARTA CIRCULAR

“Não fostes vós que me escolhestes,
mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes
e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça”.
(João 15, 12-16a)

Carta Circular 004/2014
Do Bispo Diocesano de Campina Grande - PB
Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Assunto: Comunicação faz

Estimados Padres e Diáconos,
Religiosos e Religiosas,
Fieis dessa Diocese,
Meus irmãos e minhas irmãs.

É do conhecimento de todos que nossa Igreja é missionária em sua essência. Diante de enormes desafios em face da missão tanto para os cristãos comprometidos como para nós clérigos, nosso testemunho cristão que deve ser dado ao mundo, aplicamos ao nosso presbitério diocesano o remanejamento dos padres em nossas paróquias afim de que todos nós possamos agir como Jesus nos pede: “Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei.” (Cf. Mt 28,19-20)


Mais uma vez levamos em consideração o tempo em que os Párocos e Administradores das Paróquias estão à frente do trabalho, tendo em vista que o Código de Direito Canônico e a Legislação complementar da CNBB (Cânones 519 e 522) determinam a permanência de um Pároco por seis anos em uma Paróquia. Utilizamos esse critério para promover as mudanças que haviam sido anunciadas já há algum tempo.



As mudanças na nossa Diocese sejam aceitas em espírito de comunhão e unidade em vista das necessidades pastorais da nossa Diocese.



Nesta data estivemos reunidos com o Conselho Presbiteral da Diocese de Campina Grande e definimos as seguintes transferências e nomeações de Padres para as Paróquias e ofícios elencados:


Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – com sede na cidade de Cabaceiras (Pe. Jan Jores Rietveld – Pároco);

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – com sede no Distrito de Galante, do município de Campina Grande (Pe. Erinaldo Lima Silva – Pároco);

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – com sede na cidade de Sumé (Pe. Claudeci Silva Soares – Pároco);

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo – com sede na cidade de Puxinanã (Pe. Haroldo Andrade da Silva – Pároco);

Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres – com sede na cidade de São João do Cariri (Pe. Valdir Campelo Cabral –

Pároco e do Pe. Manoel Cristino Silva das Chagas – Vigário Paroquial);

 Paróquia de São Pedro – com sede na cidade de Caraúbas  (Pe. Gustavo Ferreira de Sousa – Adm. Paroquial);

Paróquia do Bom Jesus dos Martírios – com sede na cidade de Boa Vista (Pe. João Bosco Felix – Pároco);

Paróquia de Santa Teresinha – com sede na cidade de Massaranduba  (Pe. João Paulo de Souto Victor – Pároco);

Paróquia de São Miguel Arcanjo – com sede na cidade de Barra de São Miguel (Pe. Onaldo da Costa Soares – Adm. Paroquial);

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – com sede no Bairro da Palmeira na cidade de Campina Grande (Pe. Antonio Nelson da Silva – Pároco, Pe. Luiz Fernandes de Sousa Filho – Vigário Paroquial e do Pe. Tiago Félix de Macêdo – Vigário Paroquial);

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – com sede no Bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande (Pe. José

Assis Pereira Soares – Pároco, Pe. Bruno Costa de Medeiros – Vigário Paroquial e do Pe. Hachid Ilo Beserra de Sousa – Vigário Paroquial)

Nomeação do Pe. José Marcondes Neves como Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário com sede na cidade de Aroeiras;

Nomeação do Pe. Tobias Glêriston Diniz como Vigário Paroquial da Paróquia de São José com sede na cidade de Juazeirinho.

Decidimos integrar as comunidades de São Domingos do Cariri à Paróquia de São Pedro com sede em Caraúbas, passando aos cuidados pastorais do referido Administrador Paroquial.

Agendamos para o dia 12 de dezembro próximo, a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores com sede em Natuba e do seu primeiro Pároco o Pe. Flávio Pereira dos Santos.

Confirmamos a criação da Paróquia de Santa Ana com sede na cidade do Congo, com data a ser anunciada no próximo ano.

Somos agradecidos a Deus pela generosidade e disponibilidade dos Padres que aceitaram novos encargos e da mesma forma pela missão desempenhada até o presente momento. Pedimos aos fieis que acolham estas disposições com o espírito eclesial de abertura às possibilidades que surgem, sabendo que tudo é obra do Espírito Santo em vista da edificação do Reino de Deus.

Pela intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição, recebam todos as bênçãos do Deus todo-poderoso que é Pai e que vos ama abundantemente.

Campina Grande - PB, 21 de outubro de 2014.


Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Bispo Diocesano de Campina Grande - PB

.