domingo, 21 de fevereiro de 2016

FESTEJAR COM CRISTO 2016

Louvai-o tocando trombetas, Louvai-o com harpas e citara Louvai-o com timparios e danças.Sal. 150,3-4:


A paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada na cidade de Aroeiras, no Agreste da Paraíba, se prepara para realizar mais um evento católico, trata-se do “Festejar com Cristo” realizado todos os anos com trio elétrico e Banda Católica, o arrastão percorre as principais ruas da cidade até a Matriz Nossa Senhora do Rosário.
 
O evento foi criado no ano de 2010 quando naquela época arrastou mais de 2000 mil pessoas na avenida superando todas as expectativas. Agora os paroquianos se preparam para o 7º Festejar Com Cristo que será marcado com muita alegria e devoção dos fiéis que virão dos quatro cantos do Município e cidade circulo vizinhas.

O Festejar com Cristo acontecerá no dia 27 de março,dia que se comemora a festa da ressurreição de Cristo, por isso é motivo de grande alegria para os católicos. A abertura será com a Santa Missa no domingo ás 8:00h na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário e o arrastão com trio e banda Som de Deus a partir das 16:00 horas.
A concentração será em frente ao ginásio Poliesportivo O Bezerrão.


O evento será transmitido pela Rede Vida de Televisão.



As camisetas serão vendidas na paróquia Nossa Senhora do Rosário Aroeiras -PB e como as animadores da Pastoral da Crisma e das comunidades.

Fica aqui nosso convite a você de ser um católico aprovado,venha participar do FESTEJAR COM CRISTO em Aroeiras -PB.

SOMOS UMA GERAÇÃO ESCOLHIDA.



Pastoral da Criança: Celebração da Vida

A Pastoral da Criança realizou hoje dia (21) a celebração da Vida nas Comunidades Nossa Senhora dos Apóstolos e Divino Espírito localizada no Conjunto CEHAP.
 
Hoje o tema da roda de conversa foi : Como combater o mosquito Aedes Aegypti ( Dengue,Zika e Chikungunya),dessa forma os agentes da pastoral desenvolve seu papel social junto as comunidades,além de colocar em prática o que a a Campanha da Fraternidade 2016 propõe, refletir a situação do saneamento básico em todo país com o tema: Casa comum,nossa responsabilidade.

Durante a reunião foram desdestruindo panfletos com orientação ao combate. A celebração foi encerrada com o lanche.

 
 

A "VELATIO" DAS IMAGENS NA QUARESMA

Do ponto de vista espiritual, o costume da velatio foi interpretado como sinal da penitência à qual todos os fiéis são chamados como sinal da antecipação do luto da Igreja pela morte do seu Esposo e da humilhação de Cristo, que teve de esconder-se para escapar da ameaça de morte. (Cf.: Jo 8,59).
O motivo principal para a orientação de COBRIR AS IMAGENS NAS IGREJAS, COM VÉUS ROXOS, é para que os fiéis não "se distraiam" com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.
Assim, cobrindo-se todas as imagens dos Santos e os crucifixos, surge com maior evidência o que há de essencial nas igrejas: o altar, onde se opera e atualiza o Mistério Pascal de Cristo, por seu Sacrifício incruento.
Não é muito difícil encontrar igrejas em que as imagens dos santos, quadros e cruzes são cobertas por panos roxos. Esse é um costume bastante antigo, segundo o qual as cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa e os quadros e outras imagens até a celebração da noite de Páscoa. "Nosso povo tem um devocionismo muito grande e a Quaresma é um tempo que busca nos ligar inteiramente à conversão, através da dinâmica do tripé oração, jejum e caridade", explica padre Marcelo.
O fundamento desse costume está no luto pelos sofrimentos de Cristo, de tal forma que os fiéis possam contemplar os objetos sagrados cobertos de roxo – que simboliza penitência –, sendo que o despojamento atinge seu cume após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando são retiradas as toalhas do altar.
Quanto às flores, elas são sinal de festa, alegria, vida, ao passo que a Quaresma enfoca-se na kenosis - um verdadeiro esvaziar-se para se encher perfeitamente de Deus. "A Sagrada Liturgia pede que a Igreja revista-se da sobriedade. A Igreja desnuda demonstra aos fiéis que eles vão entrar nesse grande retiro de preparação para a páscoa, um tempo de penitência, de ouvir mais a Cristo, demonstrar que Cristo é nossa força e, nesse percurso, a Igreja está junto com eles", explica o sacerdote.
A Igreja Católica, esta fundada por Jesus Cristo e confiada ao Apóstolo Pedro, determina que as imagens dos santos sejam "cobertas" no tempo da Quaresma, ou pelo menos a partir do 5º Domingo deste Tempo até o final da Semana Santa, para que nada distraia o cristão católico durante os cultos divinos, ou seja, nas Missas.
Tudo isto, porque devemos recordar que é apenas em Jesus Cristo que está a nossa salvação. Durante este tempo forte de preparação para a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nossos olhares devem se voltar apenas para a mesa do sacrifício pascal, ou seja, para o altar que é o local onde é operado e atualizado o Mistério da nossa Fé! O altar é o principal ponto da Missa, onde Cristo nossa Páscoa foi e é imolado a cada Celebração Eucarística, tornando-Se presente no meio de nós no Corpo e no Sangue.

.