sábado, 23 de novembro de 2013

Ouça o Programa Rezando com Maria,Lucas 20,27-40

A pergunta sobre a ressurreição.
- Lc 20,27-40
Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, os quais negam a ressurreição, e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a mulher para dar descendência ao irmão’. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a mulher. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa”. Jesus respondeu-lhes: “Neste mundo, homens e mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos de participar do mundo futuro e da ressurreição dos mortos não se casam; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos; serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. Que os mortos ressuscitam, também foi mostrado por Moisés, na passagem da sarça ardente, quando chama o Senhor de ‘Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó’. Ele é Deus não de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para ele”. Alguns escribas responderam a Jesus: “Mestre, falaste muito bem”. E não mais tinham coragem de lhe perguntar coisa alguma.









segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EM DEZEMBRO: ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE GUSTAVO FERREIRA.

No mês de dezembro, a Diocese de Campina Grande ganhará mais 4 padres e 4 diáconos para o serviço à Igreja. Jovens formados no Seminário Diocesano São João Maria Vianney concluem suas etapas de formação e receberão o sacramento da Ordem pela oração e pelas mãos do bispo diocesano, Dom Manoel Delson.

DIA 10 - Os diáconos Daniel Linhares, José Daniel e Gustavo Ferreira serão ordenados sacerdotes no dia 10 de dezembro, às 19h, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Catolé. 

DIA 14 - O diácono Rogacionista, Sival Soares, será ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro na Igreja Matriz da Paróquia de São José, no José Pinheiro, às 17h.

DIA 27 - A ordenação diaconal dos seminaristas André Morais, Fabiano Melo, Marcondes Neves e Shermishon Phérikllys será na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Liberdade, às 19h do dia 27 de dezembro.


A ORDEM

 A Ordem é o sacramento onde a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Compreende três graus: o episcopado (bispo e arcebispo), o presbiterado (padres) e o diaconato (permanentes e transitórios). (fonte: Catecismo da Igreja Católica)

Tema “Conversão Pastoral” ditou o ritmo das discussões no 2º dia da Assembleia Diocesana

Voltados para o documento 104 da CNBB, Pe. Assis e Pe. Valdir conduziram os estudos durante o segundo dia da 33ª Assembleia da diocese de Campina Grande. A conversão pastoral foi o tema mais discutido pelos assessores, que levaram os participantes à reflexão acerca da própria caminhada pastoral.  O dia ainda contou com a Santa Missa e noite cultural.

Pe. Assis Soares trouxe para a Assembleia, a reflexão dos capítulos 3 e 4 do documento 104, que falam sobre as perspectivas e desafios da ação missionária pastoral. O padre acredita ser urgente e necessária a conversão pastoral. “A mudança passa por todas as estruturas e organismos pastorais, não só a paróquia, a comunidade, o movimento. Todos precisam dessa conversão pastoral, se colocar no lugar do pobre para que a Igreja continue sendo essa casa de acolhida, da Palavra”, afirmou.  Pe. Assis ainda lembrou as palavras do Papa Francisco, quando ele faz uma nova leitura da Parábola do Bom Pastor. “Como bem nos lembrou Papa Francisco, nós precisamos ir em busca das 99 ovelhas, e não ficarmos balançando aquela mesma ovelha que está conosco”, falou o padre lembrando da necessidade de conversão em todas as instâncias, entre clero, religiosos(as) e leigos.

Durante a Missa de encerramento da parte formativa, Dom Delson, que presidiu a celebração, falou emocionado da sua alegria em vivenciar esta 33ª Assembleia. “Estou feliz por esta Assembleia. Este momento juntos, neste clima de vivência da unidade. É um momento da diocese viva, refletindo neste clima de fé, de serenidade”, disse. O bispo ainda agradeceu e elogiou os padres que contribuíram na assessoria. “Outra grande alegria é ver em todos a confiança e a credibilidade nos nossos padres Assis e Valdir. Homens preparados, capacitados que nos ajudaram na reflexão, nos motivaram à mudança e deram a prova de que não precisamos buscar lá fora uma pessoa que possa contribuir com nossas formações, enquanto temos ouros em casa”, comentou emocionado.
 
Concluindo, Dom Delson fez uma avaliação dos momentos de formação. “A Assembleia Diocesana já deu provas de que  o Espírito Santo está agindo em nós, nos mostrando a melhor resposta para os desafios desse mundo, onde temos ovelhas desgarradas”. Encerrando o segundo dia, aconteceu a noite cultural, com apresentações humorísticas e forró, animando os participantes.

Montagem criada Bloggif



Dom Delson dá início à 33ª Assembleia falando do “sonho de ser Igreja Viva”

“O sonho de ser Igreja é um sonho coletivo, que se concretiza e vira realidade”. Com estas palavras, Dom Manoel Delson deu início à 33ª Assembleia Diocesana de Pastoral na noite desta quinta-feira, dia 14. O clero e os coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos, serviços, associações, Novas Comunidades e demais convocados irão refletir sobre o documento 104 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Dom Manoel Delson
Em clima de espiritualidade e oração, os presentes participaram de uma reflexão, conduzida pelo Pe. Valdir Campêlo. O pároco de Puxinanã falou sobre a conversão pastoral e convidou a todos a um novo olhar para Jesus e para a Palavra. “O documento 104 faz este apelo tão antigo, um apelo feito por Jesus, que é o de que seus pastores, profetas, fieis, todos nós saiamos do comodismo e, para isso, é preciso que nos renovemos todos os dias no que chamamos de conversão pastoral. Para isso, é preciso olhar novamente para Jesus”, disse o padre.

Dom Delson, convocando os fieis a viverem o sonho de ser Igreja Viva, também falou do documento a ser estudado durante a Assembleia. “O documento 104 nos faz sonhar juntos para fazer acontecer a rede de comunidades que vive a Palavra de Jesus e evageliza. O evangelho, compreendido, vivido e anunciado nos convida a fazer acontecer o Reino de Deus. Este é o nosso sonho!”, refletiu o bispo.


Montagem criada Bloggif

domingo, 17 de novembro de 2013

Pastoral da Crisma, participam da caminhada pela paz em Casinhas PE



A cidade de Casinhas vivenciou mais uma vez na última quinta (14) a IV Caminhada pela paz, evento comemorado todos os anos no mês de novembro, idealizado pelo grupo de oração da Área Pastoral de Casinhas,como anos anteriores o evento contou com a participação da  caravana de jovens da cidade de Aroeiras na Paraíba.ClickAQUI e veja todas as fotos.

Montagem criada Bloggif
A representação de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a turma da Pastoral da  crisma, jovens que compartilharam o amor de Jesus durante todo o percurso da caminhada e continuando com o louvor com a Comunidade Católica Kairós. Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo,  foi um momento de muitas unção e alegria em Cristo Jesus. A coordenadora da pastoral da crisma de Aroeiras Andria Andrade, ”sente-se muito feliz em poder participar de um momento de oração e reflexão sobre a paz na família e no mundo”. Comentou.


O Município de casinhas, teve a honra de receber jovens de outras cidades como foi o caso de Aroeiras, ainda foi marcada presença de jovens de Municípios vizinhos,Surubim,Umbuzeiro e Vertentes do Lério.
A paz esteja sempre presente em todos os lares,que o amor de Deus seja espalhado para todos,assim comentou o professor Edmilson.

Fonte: Blog Casinhas Agreste

.