segunda-feira, 2 de março de 2015

Gado Bravo: Tradicional festa de São José

De 09 à 19 de março de 2015 Gado Bravo realiza mais uma festa do seu padroeiro São José.


PROGRAMAÇÃO

Dia 09/03 Abertura da Festa - Sementes de Cristo (Queimadas)
Dia 10/03 Apostolado - A confirmar
Dia 11/03 Terço dos Homens - São Miguel (Queimadas)
Dia 12/03 Famílias - ECC (Aroeiras)
Dia13/03 Vaqueiros - Bingo de Um garrote e Seresta no Pavilhão (Centro)
Dia 14/03 Crianças - Coco de Roda
Dia 15/03 Jovens - A confirmar
Dia 16/03 Comerciantes - Banda Católica Betel ( Santa Cruz )
Dia 17/03 Escolas - Restauração (Queimadas )
Dia 18/03 Comunidades - Festival Beneficente de Prêmios
Dia 19/03 Encerramento - Festa de Rua ( Forró da Pegação, Karkará e Pegada dos Leões )

Adquira já sua camiseta.



Misericórdia infinita

Ó Sagrado Coração de Jesus, pleno de amor e bondade! Se o mundo atual se encontra mergulhado em tais profundezas, qual será a surpresa que nos prepara vossa clemência?

SAGRADO CORAÇAO DE JESUS.jpg
Realmente, não há solução. Todos os recursos foram experimentados, e o resultado continua desastroso, desencorajando os que ainda mantinham restos de esperança. Mas, de quem falamos? Qual a situação? A resposta é simples: trata-se da humanidade.

Ao analisar com objetividade a História, vemo-la como longa sequência de desatinos e fracassos, à maneira de uma estrada péssima, coalhada de obstáculos e catástrofes, cada qual mais terrível e assustadora que a anterior. Desolados, SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.verificamos que a culpa de tais desgraças recai sobre os próprios viajantes, pois acumularam ao longo do trajeto os destroços de sua imperícia, descuido ou maldade, para servirem de tropeço aos próximos infelizes que, por sua vez, ultrapassam os antecessores nesse campeonato de horror.

Em contrapartida, que imensa profusão de carinho! Com solicitude incansável o Criador acompanhou o gênero humano ao longo das eras e, sobretudo, atingida a "plenitude dos tempos" (Gal 4, 4), ofereceu-lhe os méritos incalculáveis da Redenção operada pelo próprio Filho de Deus. Mas o desdém, a ingratidão e a revolta parecem ser as únicas respostas a essa abundância ilimitada, a esse esbanjar ininterrupto de amor.

Assim chegamos ao século XXI - tão jovem e já tão desvairado -, nascido no mesmo abismo onde o século XX deu o último suspiro. A Terra não passa de um covil de feras, selva de ódios e praça de loucuras.

À vista disso, dizemos: de fato, não tem conserto. No entanto, quem assim pensasse cometeria grave omissão.

Com efeito, se raciocinarmos com critérios exclusivamente humanos, poderemos concluir que a situação é irremediável e o desastre definitivo. Porém, faltar-nos-ão dados de valor primordial, cuja amplitude somente a Fé consegue descortinar.

Lembremos que a bondade de Deus, atributo do qual Ele jamais poderá separar-Se, não é apenas incomensurável, mas infinita. Ora, na manifestação de tal misericórdia, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade agiu como alguém que, desejando ultrapassar-Se a Si mesmo, sai do âmbito de sua família - onde goza das excelências de um convívio feito de requintada distinção e inefável doçura - e lança-se à procura dos infelizes e abandonados, para tornar-Se um com eles e assim elevá-los à sublimidade de sua nobre estirpe. "Sendo de condição divina", decidiu "assemelhar-Se aos homens" (cf. Fl 2, 7) e tornou-os "semelhantes a Deus" (I Jo 3, 2). Deus então olhou para a humanidade e encontrou nela traços de sua própria "família".

Pois bem, será Ele quem estabelecerá limites a essa misericórdia demasiadamente grande? Não! Ainda que o mundo role por despenhadeiros mais terríveis dos que até agora se sucederam, tudo terá solução. E nós, na ufania de verdadeiros familiares do Verbo Encarnado, fazemos diante d'Ele nossa proclamação de confiança:

"Ó Sagrado Coração de Jesus, pleno de amor e bondade! Se o mundo atual se encontra mergulhado em tais profundezas, qual será a surpresa que nos prepara vossa clemência? Apressai-Vos em intervir, Senhor! E, por meio de vossa Mãe Santíssima, fazei desse extremo de miséria mero pretexto para a manifestação de novas maravilhas, nas infinitas altitudes de vossa misericórdia!". (Revista Arautos do Evangelho, Junho/2014, n. 150, p. 5)

domingo, 1 de março de 2015

Em Aroeiras, Fé e devoção será marcado no louvor com o Padre Antônio Maria no dia (25) de março de 2015.


Louvor com o Padre Antônio Maria em Aroeiras no dia (25)
O Padre Antônio Maria, estará visitando a cidade de Aroeiras no próximo dia (25) de março,às 19:30 no pátio da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário em Aroeiras-PB. A missão evangelizadora do Padre começa com a visita a Casa Paroquial, onde será recebido pelos Padres Antônio Araújo e Padre Marcondes Neves, a missão continua com um louvor com adoração ao Senhor Jesus Cristo na praça da Igreja.

A "VELATIO" DAS IMAGENS NA QUARESMA


Do ponto de vista espiritual, o costume da velatio foi interpretado como sinal da penitência à qual todos os fiéis são chamados como sinal da antecipação do luto da Igreja pela morte do seu Esposo e da humilhação de Cristo, que teve de esconder-se para escapar da ameaça de morte. (Cf.: Jo 8,59).
O motivo principal para a orientação de COBRIR AS IMAGENS NAS IGREJAS, COM VÉUS ROXOS, é para que os fiéis não "se distraiam" com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.
Assim, cobrindo-se todas as imagens dos Santos e os crucifixos, surge com maior evidência o que há de essencial nas igrejas: o altar, onde se opera e atualiza o Mistério Pascal de Cristo, por seu Sacrifício incruento.
Não é muito difícil encontrar igrejas em que as imagens dos santos, quadros e cruzes são cobertas por panos roxos. Esse é um costume bastante antigo, segundo o qual as cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa e os quadros e outras imagens até a celebração da noite de Páscoa. "Nosso povo tem um devocionismo muito grande e a Quaresma é um tempo que busca nos ligar inteiramente à conversão, através da dinâmica do tripé oração, jejum e caridade", explica padre Marcelo.
O fundamento desse costume está no luto pelos sofrimentos de Cristo, de tal forma que os fiéis possam contemplar os objetos sagrados cobertos de roxo – que simboliza penitência –, sendo que o despojamento atinge seu cume após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando são retiradas as toalhas do altar. 
Quanto às flores, elas são sinal de festa, alegria, vida, ao passo que a Quaresma enfoca-se na kenosis - um verdadeiro esvaziar-se para se encher perfeitamente de Deus. "A Sagrada Liturgia pede que a Igreja revista-se da sobriedade. A Igreja desnuda demonstra aos fiéis que eles vão entrar nesse grande retiro de preparação para a páscoa, um tempo de penitência, de ouvir mais a Cristo, demonstrar que Cristo é nossa força e, nesse percurso, a Igreja está junto com eles", explica o sacerdote.
A Igreja Católica, esta fundada por Jesus Cristo e confiada ao Apóstolo Pedro, determina que as imagens dos santos sejam "cobertas" no tempo da Quaresma, ou pelo menos a partir do 5º Domingo deste Tempo até o final da Semana Santa, para que nada distraia o cristão católico durante os cultos divinos, ou seja, nas Missas.
Tudo isto, porque devemos recordar que é apenas em Jesus Cristo que está a nossa salvação. Durante este tempo forte de preparação para a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nossos olhares devem se voltar apenas para a mesa do sacrifício pascal, ou seja, para o altar que é o local onde é operado e atualizado o Mistério da nossa Fé! O altar é o principal ponto da Missa, onde Cristo nossa Páscoa foi e é imolado a cada Celebração Eucarística, tornando-Se presente no meio de nós no Corpo e no Sangue.

.