terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Porta da Misericórdia da Forania do Agreste foi aberta em Queimadas

porta santa de queimadas

Nesta manhã do primeiro domingo de 2016, dia 3, Solenidade da Epifania do Senhor, foi realizada a Abertura da Porta Santa para a Forania do Agreste. A Porta da Misericórdia foi aberta na Igreja de Nossa Senhora da Guia, paróquia de Queimadas e a solenidade foi conduzida pelo Padre Márcio Henrique, Vigário Episcopal e pároco de Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande. Os padres que fazem parte da Forania participaram da concelebração.

A abertura da Porta da Misericórdia para a Forania do Agreste foi celebrada com diversos paroquianos tanto da cidade de Queimadas como de outras paróquias que fazem parte da Forania, que vieram prestigiar o momento. A solenidade ocorreu durante as festividades da Festa de Reis, tradicional na paróquia.

O Padre Evanilson Sousa,  pároco local, a Porta Santa estar na Paróquia é motivo de muita alegria e responsabilidade. “É uma honra a nossa paróquia ter sido escolhida para ser esse sinal de reconciliação e misericórdia. Ao longo de todo o ano teremos peregrinações dos fiéis das paróquias da Forania do Agreste e estaremos aqui para acolher”, destacou.

Na homilia, Padre Márcio destacou a importância dos gestos de Misericórdia. “Somente quem já experimentou um gesto grande de misericórdia como o perdão é que sabe quanto ele fortalece a nossa vida. Uma pessoa perdoada é mais feliz e a pessoa que também deu o perdão se renova. Depois de dar o perdão a pessoa sente uma sensação muito forte e isso é a força de Deus renovando a vida de cada um”, explica.

Dentre as Portas Santas abertas em todo o mundo, a que está situada na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas é o lugar para onde os paroquianos de toda a Forania do Agreste devem peregrinar. 

       


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A Festa Centenária de São Sebastião




De 12 a 20 de janeiro de 2016

Programação religiosa:

12/01/2016

Abertura da festa
19:00 Celebração Eucaristia
13/01/2016
Noite dedicada as crianças
19:00 Novena de S. Sebastião
14/01/2016
Noite dedicada aos comerciantes
19:00 Novena de S. Sebastião
15/01/2016
Noite dedicada aos motoristas e motoqueiros
19:30 Procissão saindo do Riachão até a Igreja de S. Sebastião
16/01/2016
Noite oficial da festa e dedicada aos pedeovelhenses ausentes
19:00 Celebração Eucarística
20:00 Procissão saindo da casa de Adauto e Bela para Igreja de S. Sebastião
Logo após grande festa na quadra poliesportiva de Pedro Velho
17/01/2016
Noite dedicada aos casais
19:00 Novena se S. Sebastião
18/01/2017
Noite dedicada aos estudantes
19:00 Novena de S. Sebastião
19/01/2016
Noite dedicada a todos os devotos de S. Sebastião
19:00 Novena de S. Sebastião
20/01/2016
Encerramento das festividades de S. Sebastião
Noite dedicada as comunidades de Umari, Costa, Mangabinha, Riachão, Galho cortado, Bernardo, Chã de Barra, Piões e Lagoa de Pedra
Animação da noite: Terno mirim do Papagaio
19:00 Celebração Eucarística
20:00 Procissão percorrendo as ruas com o andor e entrega da Bandeira na casa dos novos juízes.
Madrinhas do Altar
Magda, Emi, Andrea Bernardo, Aldineide Bernardo, Edvania, Lourdinha, Solange Lima, Josenilda, Magnólia, Seleide, Niédja Fernanda, Vitória, Alba Lúcia, Dás Neves, Ângela, Dra. Juberlita Marques, Zefinha e Elaine
Padrinhos do Andor
Raminho Xavier, De Xavier, Antônio de Dida, Zacarias, Chicão, João Bosco, Pedro, Marcelo, Lucimauro, Pê e Cel. Gomes
Equipe Responsável
Ivanildo,Zé Carlos, Anderson, Zé Bodinho, Gracinha, Ivone Voninha Maria Betania Batista, Angela Milena, Fernanda Gomes, Aline Silva, Lidiane Galdino, Maria, Sineide Batista, Lucinha e Oneide Basilio
Apoio
Prefeitura Municipal de Aroeiras
Secretária de Esportes e Turismo
Prefeito Mylton Marques

domingo, 3 de janeiro de 2016

06 DE JANEIRO É O DIA DOS " SANTOS REIS".

Nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro é comemorado "O Dia de Reis", segundo a tradição cristã seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" , no caso três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". A data marca, para os católicos o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Baltazar e Gaspar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
A Igreja Católica comemora a Epifania, que é a revelação, aos homens, da vinda de Jesus. No Evangelho de Lucas (2, 8-20), pastores de Belém recebem a notícia por um anjo e vão adorá-lo no estábulo que deu origem à tradição do presépio. No Evangelho de Mateus (2, 1-13), um grupo de magos do Oriente é avisado por uma estrela, que eles seguem até Belém para louvá-lo em sua casa (1).

Fim dos festejos do Natal

No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Oração aos Reis Magos

Oração para alcançar graças dos Reis Magos


Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar!
Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.
Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.
E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.
Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.
Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.
Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.
Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.  (Em silêncio fazer o pedido).
Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.
 Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!
Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias,  colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.
Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!

.