sexta-feira, 30 de março de 2018

Celebração da Paixão do Senhor

Na Sexta-feira Santa recorda-se a Paixão e morte do Salvador. Todas as funções deste dia estão repassadas de luto pesado, pois é dia consagrado ao memorial da morte de Nosso Senhor.

É, para a Igreja, um dia especialíssimo, portanto, de grande silêncio, oração, penitência, sobretudo jejum e abstinência de carne. Nesse dia não há ofertório e nem consagração, mas faz-se a comunhão eucarística.

A celebração da Paixão do Senhor é constituída de três partes: A liturgia da palavra, a adoração da cruz e a comunhão eucarística.

Liturgia da Palavra

Às três horas da tarde inicia-se a celebração da Paixão do Senhor. O celebrante e os ministros sagrados são paramentados de preto em sinal de grande luto. Chegando ao pé do altar, prostram-se, e rezam em silêncio por alguns instantes. Esta atitude humilde é a expressão da mágoa imensa que lhes acabrunha a alma com a evocação do grande mistério do Calvário. Durante este tempo, estende-se no altar uma só toalha, recordando o Sudário que serviu para envolver o Corpo de Nosso Senhor. Então, o sacerdote sobe os degraus do altar e oscula-o. Estando todos sentados, são feitas as duas primeiras leituras com o respectivo salmo. Logo a seguir, é cantada a Paixão segundo São João, da mesma forma que foi feito no domingo de Ramos. Quando chega na parte em que diz que Nosso Senhor entregou o seu espírito, todos ajoelham, e ficam assim por alguns instantes.

Canta-se a Paixão de Jesus Cristo segundo o evangelho de São João, porque ele é o quarto evangelista e porque, ficando debaixo da cruz, foi testemunha ocular da crucificação. Por isso convém que seja ouvido neste dia.

Durante muitos séculos, os fiéis procuravam, nesse dia, não fazer barulho e, especialmente, evitavam bater em algo, evitando a sensação daquele ruído terrível do martelo cravando Jesus na Cruz. Nada de canto, de música, de sinais de alegria, de recreação. Trabalhava-se o mínimo possível, só naquilo que era de extrema necessidade. O tempo era para oração, leitura, meditação, avaliação da vida, partilha do sofrimento de Jesus.

Oração Universal

Acabado o canto da paixão, começa o celebrante as Orações conhecidas por Admoestações porque o prelúdio consta, para cada uma, de advertência, a modo de prefácio em que o sacerdote diz o objeto da prece a seguir. São nove estas orações, e alguns julgam ser de origem apostólica. O celebrante reza:
1º – Pela Santa Igreja;
2º – Pelo papa;
3º – Por todas as ordens e categorias de fiéis;
4º – Pelos catecúmenos;
5º – Pela unidade dos cristãos;
6º – Pelos judeus;
7º – Pelos que não creem em Cristo;
8º – Pelos que não creem em Deus;
9º – Pelos poderes públicos;
10º – Por todos os que sofrem provações.

A Igreja reza nessas rogações, pelos que nunca pertenceram ou já não pertencem ao seu grêmio. O motivo é para não esquecermos que o Salvador morreu por todos os homens, e para implorar em benefício de todos, os frutos da sua Paixão.

Entre cada uma das orações que são feitas, o diácono diz: Flectamus genua. Então todos se ajoelham por alguns instantes, e rezam em silêncio, até que o mesmo diácono diz: Levate, então todos se levantam.


Adoração da Santa Cruz


Na sexta-feira santa adora-se solenemente a Cruz, porque, tendo sido Jesus Cristo pregado na Cruz, e tendo morrido nela naquele dia, a santificou com o seu Sangue.





























quinta-feira, 29 de março de 2018

Missa de lava pés é realizada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário



Foi realizada nesta quinta-feira (29) a tradicional Missa de Lava-pés. A cerimônia ocorreu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Aroeiras na Paraíba e reuniu centenas de fiéis. O ato litúrgico foi presidido pelo Padre Marcondes Neves. O ritual repetiu o gesto de humildade feito por Jesus Cristo na Última Ceia. O Padre lavou os pés de 12 pessoas, que são membros das pastorais da Paróquia. O gesto é considerado como uma forma de demonstrar serviço a comunidade.





















domingo, 25 de março de 2018

Paróquia Nossa Senhora do Rosário celebra o Domingo de Ramos, Veja as principais imagens


A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Aroeiras, na Paraíba, celebrou neste domingo (25/03) o início da Semana Santa. Por volta das 7:00 horas da manhã, o Padre Marcondes Neves Presidiu a missa e a benção de ramos com os fiéis na capela Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade. De lá, os fiéis seguiram em procissão pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz. O Domingo de Ramos, que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém.
A Paróquia conta com uma extensa programação durante toda a Semana Santa. Ela pode ser vista neste Blog na Página Oficial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário












































































































.