terça-feira, 14 de março de 2017

A "VELATIO" DAS IMAGENS NA QUARESMA

Do ponto de vista espiritual, o costume da velatio foi interpretado como sinal da penitência à qual todos os fiéis são chamados como sinal da antecipação do luto da Igreja pela morte do seu Esposo e da humilhação de Cristo, que teve de esconder-se para escapar da ameaça de morte. (Cf.: Jo 8,59).

O motivo principal para a orientação de COBRIR AS IMAGENS NAS IGREJAS, COM VÉUS ROXOS, é para que os fiéis não "se distraiam" com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.

Assim, cobrindo-se todas as imagens dos Santos e os crucifixos, surge com maior evidência o que há de essencial nas igrejas: o altar, onde se opera e atualiza o Mistério Pascal de Cristo, por seu Sacrifício incruento.

Não é muito difícil encontrar igrejas em que as imagens dos santos, quadros e cruzes são cobertas por panos roxos. Esse é um costume bastante antigo, segundo o qual as cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa e os quadros e outras imagens até a celebração da noite de Páscoa. "Nosso povo tem um devocionismo muito grande e a Quaresma é um tempo que busca nos ligar inteiramente à conversão, através da dinâmica do tripé oração, jejum e caridade", explica padre Marcelo.

O fundamento desse costume está no luto pelos sofrimentos de Cristo, de tal forma que os fiéis possam contemplar os objetos sagrados cobertos de roxo – que simboliza penitência –, sendo que o despojamento atinge seu cume após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando são retiradas as toalhas do altar. 

Quanto às flores, elas são sinal de festa, alegria, vida, ao passo que a Quaresma enfoca-se na kenosis - um verdadeiro esvaziar-se para se encher perfeitamente de Deus. "A Sagrada Liturgia pede que a Igreja revista-se da sobriedade. A Igreja desnuda demonstra aos fiéis que eles vão entrar nesse grande retiro de preparação para a páscoa, um tempo de penitência, de ouvir mais a Cristo, demonstrar que Cristo é nossa força e, nesse percurso, a Igreja está junto com eles", explica o sacerdote.

A Igreja Católica, esta fundada por Jesus Cristo e confiada ao Apóstolo Pedro, determina que as imagens dos santos sejam "cobertas" no tempo da Quaresma, ou pelo menos a partir do 5º Domingo deste Tempo até o final da Semana Santa, para que nada distraia o cristão católico durante os cultos divinos, ou seja, nas Missas.

Tudo isto, porque devemos recordar que é apenas em Jesus Cristo que está a nossa salvação. Durante este tempo forte de preparação para a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nossos olhares devem se voltar apenas para a mesa do sacrifício pascal, ou seja, para o altar que é o local onde é operado e atualizado o Mistério da nossa Fé! O altar é o principal ponto da Missa, onde Cristo nossa Páscoa foi e é imolado a cada Celebração Eucarística, tornando-Se presente no meio de nós no Corpo e no Sangue.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Festa de São José em Gado Bravo


 13/03 - Noite dedicada aos aposentados, comerciantes e funcionários públicos - 19:30h - Missa. Cel. Pe. Naelson dos Santos Moura, Vig. Paroquial de Sumé.

14/03 Noite dedicada a juventude,  estudantes e crismandos - 19:30h - Missa. Cel. Pe. André da Silva Morais, Pároco de Barra de Santana

15/03 - Noite dedicada aos grupos de oração do terço com os homens e das mulheres - 19:30h - Missa. Cel. Pe. Dorivaldo de Souza, Pároco de Fagundes.

16/03 - Noite dedicada aos agricultores e vaqueiros - 17h Cavalgada saindo da Capela de Santo Antonio em Lagoa dos Marcos até a Igreja de São José. 18h - Missa campal. Cel. Pe. Bruno Medeiros da Sagrada Família em C. Grande.

17/03 - Noite dedicada ao Apostolado da Oração, Ministros da Comunhão e Past. do Dízimo. 19:30 - Missa. Cel. Pe. Romualdo Vieira. Par. São Cristovão - C. Grande

18/03 - Noite dedicada aos Poderes públicos e gadobravenses ausentes. 19:30h - Missa. Cel. Pe. Antonio Anchieta Cordeiro, Vig. Paroquial.
Os casamentos comunitários serão às 16 horas
 
19/03 - Dia de São José. 9h - Missa com os idosos e enfermos. 10:30h - Batizados. 17h. Missa Solene de encerramento da festa. 18:30h Procissão pelas ruas da cidade. 20h Festival de prêmios em prol da Igreja.
DIA 13: Louvor com Chamas de Fogo, após a missa. Pedimos a doação de açúcar, lata de óleo e produtos de limpeza.
os louvores dos outros dia seu não tenho. Porque ficou com as meninas do coral. 

.