sexta-feira, 14 de abril de 2017

VÍDEO - Momento da crucificação de Jesus

Paixão e Morte de Jesus é vivenciada em teatro ao ar livre no centro da cidade

 Na manhã desta sexta feira da Paixão  (14) de abril, os jovens da Pascom, MEJ, Ministério Infantil, Pastoral de Crisma, terço dos Homens e coroinhas da Paróquia nossa Senhora do Rosário realizaram a encenação da Paixão de Cristo no centro da cidade de  Do Aroeiras, na Paraíba.
O Teatro Servos do Senhor coordenado pelo Professor de teatro Welington Lima apresentaram momentos emocionantes de toda a trajetória da crucificação de Jesus Cristo.
A encenação foi iniciada  às 6:00 da manhã e percorreu alguns pontos da cidade onde a praça central foi tomada por moradores que não queria perder um só minuto do teatro ao ar livre que vêm sendo destaque na cidade de Aroeiras e região.


O Ponto forte da crucificação deu-se no monte, onde fica o cruzeiro, ponto de turismo religioso da cidade, a cena de crucificação contracena com a paisagem real e o vivido por Jesus de Nazaré.
Populares não mediram esforços ao seguir os passos de Jesus até o monte onde o Salvador foi crucificado na Cruz.
O caminho do calvário foi emocionante, tendo em vista a fé e devoção de alguns moradores que não resistiram ao ar de comoção ao vê Jesus passar por todo aquele sofrimento. Confira as imagens acessando a página da paróquia abaixo:


Confira abaixo os momentos da crucificação

Reunião dos sacerdotes com Pilatos

Nada do que havia sido feito contra o nazareno tinha dado certo. Nem mesmo atos de guerra fizeram que o povo entregasse o local onde o nazareno descasava com seus discípulos. Os lideres do templo, os mercadores e os sacerdotes se reuniam com Pilatos para que fosse colocado a par da situação. Uma única certeza, todos estavam cientes, o nazareno precisava ser detido.

Judas vende Cristo

 Os sacerdotes e os anciões do povo reuniam-se com Caifaz, na tentativa de encontrar um meio para incriminar a Jesus. Pilatos estava pressionando o alto clero, ameaçando revogar cada um dos seus privilégios concedido. Mas não sabiam eles que a solução do problema, estava bem ali, vindo em sua direção.

Martírio, tentação e prisão de cristo.

Jesus depois de preso é levado ao Sinédrio.
Os que prenderam Jesus o levaram a casa de Caifaz, o sumo sacerdotes, onde os escribas e anciões haviam reunido o máximo de pessoas que conseguira. Jesus, o Messias, seria condenado.

Jesus é levado a Pilatos pela 1º vez

Os sacerdotes não tinham o poder de condenar nenhum perverto a morte. Para eles esse era o castigo que Jesus de Nazaré merecia, a morte, só ela calaria o povo e acabaria com as profecias do tal messias. Caifaz e os outros sacerdotes só precisavam inflamar o povo e jogá-los contra Jesus. Pilatos não teria outra decisão a não ser condenar a Jesus. A chama que ameaçava o templo precisava ser apagada. O sangue do messias tinha que ser derramado.

Jesus é levado a Herodes

JESUS VOLTA PARA PILATOS

Pilatos se encontrava inquieto, não entendia o porquê da revolta dos judeus contra o nazareno. O clamavam rei há pouco tempo e agora queria sua morte, fundada em acusações que não tinha punição tão severa. Nada fazia sentido para ele. De um lado estava os sacerdotes com o povo querendo a todo custo à morte do Galileu, de outro sua consciência, que não sabia o que fazer com uma revolta preste a abalar a ordem e a paz em sua província.

Caminhada com a cruz

 O peso dos pecados dos homens estava pra ser carregado até o local onde Jesus lavaria as almas dos seus seguidores com o sacrifício da sua própria vida.

A morte na cruz/O desencanto de Judas
(Jesus é pregado na cruz e depois levantado)
Ressurreição
Há pedido de Jose de Arimatéia, membro do templo que havia se tornado um seguidor do messias, Pilatos havia autorizado que o corpo de Jesus ficasse guardado e vigiado no sepulcro da família de Arimatéia, No final do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria, mãe de cristo, Madalena e Verônica foram ungir com óleos o corpo de Jesus, como seguia o costume da época. Mas para desespero e gloria das seguidoras e filhas do cristo, o milagre havia acontecido.

domingo, 9 de abril de 2017

Domingo de Ramos

No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, 
recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.

No início da celebração, antes da procissão, é proclamado o evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, rompendo os esquemas de poder, montado num humilde jumentinho. A cavalgadura não é dos poderosos, mas a dos pobres e despojados. E recebe o reconhecimento da multidão: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!”


A entrada do Salvador em Jerusalém é anúncio e figura da ressurreição. Mas vai além disso: é o anúncio da vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos para fazer entrar na Nova Jerusalém (o céu) todos que o seguiram com fidelidade.
   
A liturgia de Ramos resume e prepara a grande celebração da morte e ressurreição do Senhor. De um lado aclamamos Jesus, rei humilde, servidor do povo, glorificado pelo Pai e constituído Senhor do universo. Depois, na Liturgia da Palavra, é proclamado o evangelho da paixão e morte de Jesus, colocando os fiéis diante da realidade da cruz, sinal máximo do amor de Deus pelos homens.









            

.