segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tema “Conversão Pastoral” ditou o ritmo das discussões no 2º dia da Assembleia Diocesana

Voltados para o documento 104 da CNBB, Pe. Assis e Pe. Valdir conduziram os estudos durante o segundo dia da 33ª Assembleia da diocese de Campina Grande. A conversão pastoral foi o tema mais discutido pelos assessores, que levaram os participantes à reflexão acerca da própria caminhada pastoral.  O dia ainda contou com a Santa Missa e noite cultural.

Pe. Assis Soares trouxe para a Assembleia, a reflexão dos capítulos 3 e 4 do documento 104, que falam sobre as perspectivas e desafios da ação missionária pastoral. O padre acredita ser urgente e necessária a conversão pastoral. “A mudança passa por todas as estruturas e organismos pastorais, não só a paróquia, a comunidade, o movimento. Todos precisam dessa conversão pastoral, se colocar no lugar do pobre para que a Igreja continue sendo essa casa de acolhida, da Palavra”, afirmou.  Pe. Assis ainda lembrou as palavras do Papa Francisco, quando ele faz uma nova leitura da Parábola do Bom Pastor. “Como bem nos lembrou Papa Francisco, nós precisamos ir em busca das 99 ovelhas, e não ficarmos balançando aquela mesma ovelha que está conosco”, falou o padre lembrando da necessidade de conversão em todas as instâncias, entre clero, religiosos(as) e leigos.

Durante a Missa de encerramento da parte formativa, Dom Delson, que presidiu a celebração, falou emocionado da sua alegria em vivenciar esta 33ª Assembleia. “Estou feliz por esta Assembleia. Este momento juntos, neste clima de vivência da unidade. É um momento da diocese viva, refletindo neste clima de fé, de serenidade”, disse. O bispo ainda agradeceu e elogiou os padres que contribuíram na assessoria. “Outra grande alegria é ver em todos a confiança e a credibilidade nos nossos padres Assis e Valdir. Homens preparados, capacitados que nos ajudaram na reflexão, nos motivaram à mudança e deram a prova de que não precisamos buscar lá fora uma pessoa que possa contribuir com nossas formações, enquanto temos ouros em casa”, comentou emocionado.
 
Concluindo, Dom Delson fez uma avaliação dos momentos de formação. “A Assembleia Diocesana já deu provas de que  o Espírito Santo está agindo em nós, nos mostrando a melhor resposta para os desafios desse mundo, onde temos ovelhas desgarradas”. Encerrando o segundo dia, aconteceu a noite cultural, com apresentações humorísticas e forró, animando os participantes.

Montagem criada Bloggif



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.