domingo, 29 de junho de 2014

Em setembro, a diocese de CG realizará o I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral

No mês de setembro, que é dedicado à Bíblia, a diocese de Campina Grande realizará o I Congresso Diocesano de Animação Bíblica da Pastoral. O evento acontecerá de 25 a 28 de setembro e contará com a participação de delegações de todas as paróquias. O Congresso tem o objetivo de renovar a ação evangelizadora em toda diocese à luz das Sagradas Escrituras. Palestras, debates, oficinas, apresentações culturais compõem a programação que será voltada para os delegados paroquiais e a I Procissão da Bíblia, que contará com a participação de toda comunidade católica diocesana.

Os participantes do Congresso serão delegados paroquiais indicados pelos párocos. Cada paróquia terá 12 vagas, destinadas às lideranças pastorais e comunitárias, que sejam multiplicadoras de todo conteúdo oferecido no Congresso.  Todas as noites, de quinta 
à sábado, vão acontecer palestras e debates, com a participação de bispos, padres e estudiosos convidados. Durante o dia da sexta e do sábado (26 e 27 de setembro), acontecem as oficinas temáticas, que vão abordar a Palavra em vários aspectos.

Já no domingo, dia 28 de setembro,  toda comunidade católica – participante ou não do Congresso – se reunirá para a I Procissão da Bíblia, num momento de grande afirmação da fé. As pessoas são convidadas a participar trazendo a Bíblia à mão, a partir das 8h na Catedral Diocesana. Pelas ruas do centro da cidade, a Procissão da Bíblia retornará à Catedral, onde haverá a Santa Missa, que marcará também o fim do Congresso.

O evento vem atender a uma das urgências do Plano Pastoral em vigência na diocese, que diz que a Igreja é lugar de animação bíblica da vida na pastoral. O lema do Congresso foi retirado do 2º livro de Timóteo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 2,16).

Para o Pe. Valdir Campêlo, o congresso é fruto da longa história de caminhada de estudos e vivência da Igreja diocesana com o Livro Sagrado. “Este congresso é uma consequência da bonita e rica caminhada que a diocese realiza com a Palavra de Deus. Desde muito tempo nós estudamos com Círculos Bíblicos, Cursos Bíblicos com o CEBI, Curso da Árvore e vários movimentos e atividades que envolvem as Sagradas Escrituras”. O padre ainda lembra que o evento também acontece impulsionado pelo Documento de Aparecida, que convida à reflexão sobre a animação bíblica de toda vida pastoral da Igreja.

.