quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Centenário da capela de Nossa Senhora do Rosário.

A paróquia Nossa Senhora do Rosário celebrou no dia 20 de dezembro 2016 o centenário de sua primeira capela,marco histórico da fé do povo Aroeirense.

Para comemorar essa data tão significativa, houve uma vasta programação durante todo dia.

As comemorações iniciaram às 6:00h da manhã com a alvorada em frente a capela e às 18h recitação do Santo Terço. 

O ponto culminante aconteceu às 19:30 com a celebração da Santa Missa, onde esteve presente a família Souza ( homenageada ) e muitos Aroeirenses entre eles o padre Romualdo Vieira que veio prestigiar essa tão marcante data. 

A missa foi celebrada por padre Marcondes Neves e co-celebrada por padre Romualdo. " Hoje nos sentimos convidados a alegria, a alegria de estarmos aqui celebrando os 100 anos de fé da nossa comunidade " disse padre Marcondes em suas palavras.

Durante o ofertório, a família Souza ofereceu rosas a Nossa Senhora do Rosário.Dando continuidade as homenagens o poeta Dudé das Aroeiras  contou a história da capela em forma de versos.

Elker Sandro Munis fez uso da palavra agradecendo a todos pela participação e doações feitas para realização da comemoração do centenário.

As homenagens encerraram com o descerramento da placa e a apresentação da Banda 22 de Novembro .  













terça-feira, 20 de dezembro de 2016

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

100 ANOS DE HISTÓRIA E FÉ

A capela de Nossa Senhora do Rosário foi construída pela família Souza em 14 de outubro de 1891 sob a orientação do padre Francisco Alves da Costa Gondim, Vigário de São Vicente Ferrer, do Estado de Pernambuco. Com o passar dos anos, a igreja passou por uma ampliação, sendo finalizada apenas em 1916. 

No ano de 1953 passou para categoria de Matriz, conforme Lei Metropolitana de nº 25, de 25 de dezembro de 1954, na administração do primeiro prefeito municipal João Evangelista Pereira que fora nomeado pelo Governador do Estado, Dr. José Fernandes. Sob a administração de João Henrique de Souza (filho de Henrique de Souza), a igreja  foi mantida e preservada, tendo na década de 90, seu telhado substituído. Com a sua morte em 29 de agosto de 2002, seu filho, José Henrique irmão, assumiu o legado de seus antepassados. 

No ano de 2010, a igreja passou por mais uma restauração, onde na ocasião, foram realizadas obras de revitalização, pintura e iluminação. Posteriormente no ano de 2015, foram restaurados o forro, as portas, o piso da igreja e a pintura. 

Hoje, pertencente ao Patrimônio Histórico Municipal nos orgulha a todos, pois representa o “marco da fé” dos aroeirenses.

FONTE: Pedro Paulo de Andrade e José Henrique Sobrinho




.