sábado, 11 de janeiro de 2014

4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores

Com o objetivo de articular e animar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias, serão realizados, de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP), o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. As inscrições para os encontros estão disponíveis até 23 de junho, com vagas limitadas. Confira os valores e a ficha de inscrição, no link Encontro Nacional. Para participar dos encontros é necessária apenas uma inscrição. São esperados aproximadamente 700 participantes.

Objetivo

O evento tem por objetivo articular, animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil. Terá a participação de bispos, presbíteros, religiosos e leigos comprometidos ou não com a comunicação.

Estão confirmados para o evento o Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, a Dra. Letícia Soberón, membro do Comitê da RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina, entre outros especialistas na área da comunicação e da pastoral.
Mais informações acesse http://www.cnbb.org.br/

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Papa suprime o título de 'monsenhor' na Igreja.


Papa Francisco fala com fiéis durante a audiência geral desta quarta-feira (8) (Foto: Tony Gentile/Reuters)
O Papa Francisco, que deseja uma igreja mais humilde e próxima das pessoas, decidiu suprimir os títulos honorários, entre eles o de "monsenhor", uma medida para acabar com o classismo e o espírito mundano dentro da hierarquia eclesiástica.

A medida foi tomada há várias semanas e divulgada nesta quarta-feira (8) pela imprensa italiana.
 O secretário de Estado do Vaticano enviou uma carta aos núncios ou embaixadores da Santa Sé em todo mundo para que informem aos bispos sobre a medida.
 O único título que os bispos poderão conservar é o de "capelão de Sua Santidade", afirma o texto, que enfatiza que a medida não tem caráter retroativo, e por isso muitos eclesiásticos da Cúria Romana, o governo central, continuarão mantendo o título de monsenhor.
Em 1968, o Papa Paulo VI, fonte de inspiração para Francisco, reduziu o número de títulos honorários dentro da Igreja, que eram de 14.
A medida está de acordo com o desejo do papa jesuíta de reformar a Igreja de forma gradual.


.