quinta-feira, 15 de maio de 2014

Párocos, Vigários e Administradores Paroquiais. Qual a diferença?

A Igreja possui mitos termos e palavras que para muitas pessoas não são compreensíveis, às vezes confundidos e usados equivocadamente. Há muitas palavras que são usadas por tantas pessoas, mas sem o devido conhecimento dos seus significados. Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre p á r o co e administrador paroquial? Ou o que faz um vigário paroquial?“Pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano , em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519)“ O administrador paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). Podemos de modo objetivo e simplório entender que o pároco e o administrador exercem a mesma função, porém há uma diferença na questão da nomeação e do tempo que 
cada um deve ficar a frente da paróquia. O Pároco é nomeado para uma função mais estável (fala-se em 6 anos) e o administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento. Já os vigários Paroquiais são cooperadores dos párocos ou dos administradores paroquiais.
Pe. Adeildo Ferreira
Coordenador da Pascom 
Diocesana

terça-feira, 13 de maio de 2014

Diocese de Campina Grande completa 65 anos e recebe homenagem do clero.

Os  padres Antonio Araújo e Gustavo Ferreira fazem homenagem a Diocese de Campina Grade pelos seus 65 anos de fundação.


Série de homenagens do nosso clero pela passagem dos 65 anos da diocese de Campina Grande!

Transferências dos padres começa neste domingo, dia 18 de maio de 2014.

Será iniciada no próximo domingo, dia 18, uma série de transferências de padres, anunciadas através de Carta Circular em fevereiro deste ano.  Ao todo, 13 padres vão sair de suas atuais paróquias para assumirem uma nova missão. Na Carta, Dom Manoel Delson assinou as transferências pedindo que os fieis abracem seus novos párocos e rezem pelos que estão saindo “sabendo que tudo é obra do Espírito Santo em vista da edificação do Reino de Deus”.
Os sacerdotes são ordenados para exercerem sua missão de evangelizar e ir sempre ao encontro dos irmãos. Os laços criados entre padres e paroquianos sinalizam o bom trabalho desenvolvido durante o tempo em que esteve na paróquia. A cada transferência há a dúvida e a insegurança com o novo, mas é preciso entender  os desígnios de Deus e confiar na ação do Espírito Santo.
O primeiro a tomar posse em sua nova Paróquia é o Pe. Aparecido Camargo, que deixa a Paróquia de nossa senhora das Graças (Liberdade) e assume a Paróquia de santa rosa de Lima (Santa Rosa). A celebração será neste domingo, dia 18, às 19h30. A última posse será a do Pe. Raniery Alves, no dia 15 de junho, onde ele deixará a Paróquia de N. Sra. de Fátima (Palmeira) e irá para a Paróquia de São José (Juazeirinho).
Dom Delson anunciou ainda outras mudanças que acontecerão ao longo do ano. Relembre aqui.

Confira as datas das posses dos padres em suas novas Paróquias:

18 de Maio – Pe. Aparecido Camargo – Paróquia de S. Rosa de Lima – 19h30
23 de Maio – Pe. Josandro de Macêdo e Pe. José Aldevan – Paróquia de N. S. da Graças – 19h30
25 de Maio – Pe Luciano Guedes – Catedral de N. Senhora da Conceição – Campina Grande  – 10h00
25 de maio - Pe. Márcio Henrique – Paróquia de N. Senhora do Rosário – Campina Grande  - 19:30h.
28 de Maio – Pe. Adeildo da S. Ferreira – Paróquia de S. José – Areial – 19h30
31 de Maio – Pe. Severino Firmino – Paróquia de N. Senhora das Mercês – Cuité – 19h30
01 de Junho – Monsenhor Lourildo Soares e Pe. José Acírio de Medeiros – Paróquia de S. Antônio – Campina Grande – 19h00
04 de Junho – Pe. Francisco Possiano – Paróquia de N. S. da Conceição – Pocinhos – 19h30
07 de junho – Pe. José Hermes – Paróquia de Santa Ana – Soledade – 19h30
14 de Junho – Pe. Rômulo Remígio – Paróquia e N. Senhora da Luz – Pedra Lavrada – 19h30
15 de Junho – Pe. Raniery Alves – Paróquia de S. José – Juazeirinho – 19h00
Autor: Márcia Marques - Pascom Diocesana
Data: 12/05/2014

.