Nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro é comemorado "O Dia de Reis", segundo a tradição cristã seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" , no caso três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". A data marca, para os católicos o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Baltazar e Gaspar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
A Igreja Católica comemora a Epifania, que é a revelação, aos homens, da vinda de Jesus. No Evangelho de Lucas (2, 8-20), pastores de Belém recebem a notícia por um anjo e vão adorá-lo no estábulo que deu origem à tradição do presépio. No Evangelho de Mateus (2, 1-13), um grupo de magos do Oriente é avisado por uma estrela, que eles seguem até Belém para louvá-lo em sua casa (1).
Fim dos festejos do Natal
No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Oração aos Reis Magos
Oração para alcançar graças dos Reis Magos
Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar!
Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.
Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.
E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.
Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.
Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.
Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.
Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos. (Em silêncio fazer o pedido).
Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.
Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!
Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.
Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!