Deus é acolhida e visita. A Palavra de Deus esta repleta de narrativas do acolhimento e das visitas de Deus.
Jesus Cristo é a inspiração para a Igreja como modelo perene de acolhimento e de missionário. Sempre a caminho no caminho da humanidade para acolher e revelar o Amor do Pai.
A Igreja é chamada a ser perita em humanidade, para tal, deverá ser acolhedora e visitadora missionária, resposta do Amor de Deus aos anseios mais profundo do ser humano. Neste caminho surge em nossas Comunidades a Pastoral da Acolhida e Pastoral da Visitação.
É importante lembrar que nós somos seres humanos em inter-relação. Somos por natureza, comunicativos e pessoas de relacionamento. Desde o momento da concepção até o final da vida, estaremos dentro de um mundo de relacionamentos por toda a vida.
O ser humano relaciona-se consigo mesmo e com o outro, que engloba o irmão, a comunidade e também o próprio Deus. É no convívio que o ser humano aprende a se relacionar consigo mesmo, com as demais pessoas, grupos e sociedade. Hoje há uma variedade de formas de comunicação e de interação que afetam o ser humano. Devemos criar, recriar e interferir para que a comunicação esteja a serviço da vida.
Devemos tomar consciência que a pessoa humana é o principal meio de comunicação.
Devemos tomar consciência que a pessoa humana é um ser em relação que acolhe com sua atitude, olhar, sorriso, simpatia, carinho, serviço.
As formas mais freqüentes de estabelecer contato são:
* as Visitas aos doentes.
* as missões de evangelização - visitadores paroquiais, as missões populares, os movimentos religiosos da paróquia ou as diversas pastorais ( Catequese, Dizimo, Jovens, etc).
* os ambientes de trabalho, os meios de comunicação social ( rádios, internet, folhetos, jornais, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário