A noite desta Quarta-feira Santa, fiéis participaram da procissão do encontro onde o Senhor bom Jesus dos Passos, encontra-se com Nossa Senhora , a procissão dos homens seguindo Jesus (representado por Pedro) saiu da capela da igreja antiga, já a a procissão das mulheres seguindo Nossa Senhora ( representada por Ellen), saiu da casa de D. Lúcia, um grande número de fiéis acompanharam o cortejo até chegar em frente a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário,onde aconteceu o grande encontro, um momento emocionante para todos os presentes, logo após, todos dirigiram-se a Igreja Matriz , onde o Padre Antônio Araújo presidiu a celebração e a benção final.
Entendendo um pouco esse momento:
O encontro de Jesus com sua Santíssima Mãe no caminho do Calvário representa o encontro da humanidade com seu Deus, encontro que passa pelo mistério da cruz. Esta procissão é realizada no Domingo de Ramos, na Terça ou na Quarta-feira da Semana Santa. Isso tem seu motivo. Na Liturgia anterior à reforma da Semana Santa, nesses dias se proclamava a Paixão de Jesus conforme os sinóticos. A agonia e a morte de Jesus recebem um destaque especial através do Sermão das Sete Palavras. Trata-se de uma celebração da Palavra de Deus, com proclamação da Palavra, o canto, a homilia e a oração, em sete etapas.
A Sepultura do Senhor é comemorada pelo Descendimento da Cruz, com pregação, a Procissão do Senhor morto e o sermão da Soledade. Tendo sido a semente lançada à terra, o Senhor repousa na esperança da ressurreição.
Finalmente, temos a Procissão do Senhor ressuscitado, realizada, em geral, após a Missa da Vigília. Em outros lugares, na madrugada ou na manhã da Páscoa. É a procissão do triunfo de Jesus Cristo sobre a morte, vivo e presente na Igreja, sobretudo no mistério da Eucaristia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário