segunda-feira, 29 de setembro de 2014

AROEIRAS PARTICIPA DO CONGRESSO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA EM CAMPINA GRANDE-PB.

 

“A leitura da Bíblia não pode ser individualista, fora da realidade”, alerta dom Delson na abertura do Congresso de Animação Bíblica
Autor: Marcia Marques - Pascom
Data: 26/09/2014

Trazer a comunidade para a reflexão da Palavra de Deus no contexto comunitário. Este é o objetivo do I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral, promovido pela diocese de Campina Grande e que teve início na noite desta quinta-feira, dia 25. Os mais de 600 inscritos lotaram o auditório do Colégio Imaculada Conceição (Damas) e ouviram o chamado do bispo diocesano, dom Manoel Delson, que presidiu a mesa de honra. Dom Delson alertou a todos sobre os riscos da leitura da Bíblia quando “reduzida a uma leitura pessoal e individualista, fora da realidade comunitária”. A noite ainda contou com a participação dos padres Assis Soares e Valdir Campêlo, que fizeram um resgate da caminhada de animação bíblica na diocese de Campina Grande.

“Todo mundo pode fazer uma leitura da Bíblia com suas ideologias, buscando aquilo que vai justificar seu conceito, sua concepção de realidade das coisas. Outra coisa é entender a Palavra de Deus no meio de uma comunidade que Deus quer guiar para a salvação”. Com estas palavras, dom Delson deu início ao Congresso, explicando aos presentes a importância do evento para o fortalecimento da Igreja diocesana.  O bispo ressaltou que cada participante deve ser um agente transformador em sua pastoral ou comunidade, para que a renovação aconteça. “Então vamos colher os frutos desse Congresso entendendo o valor do alcance da Palavra de Deus no contexto da pastoral, da comunidade, da Igreja, entendendo os conceitos dessa mesma Igreja para compreensão e vivência da Palavra de Deus”, concluiu.

O coordenador diocesano de pastoral, Pe. Aparecido Camargo, também na mesa de honra, afirmou que a realização do Congresso é a oportunidade da vivência fraterna e da comunhão, onde todos caminharão para o mesmo horizonte. O padre lembrou que a Animação Bíblica da Pastoral está entre as urgências do Plano Pastoral em vigência na diocese, e que o evento também nasceu das exigências da evangelização com motivação no magistério da Igreja.

A noite de abertura do evento contou também com momentos culturais. A recepção dos participantes foi feita pela Filarmônica Municipal de Campina Grande. O Coral São João Maria Vianney, formado pelos seminaristas diocesanos, apresentou algumas canções para o público, acompanhados pelo maestro Francisco Alexandre.

  
  
  
  
  
 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.